"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 13 de julho de 2013

CACHORRADA AMBÍGUA ("Se o mundo fosse só de cachorro, não viveríamos nesta cachorrada." — RADYR GONÇALVES)


Crônica

CACHORRADA AMBÍGUA ("Se o mundo fosse só de cachorro, não viveríamos nesta cachorrada." — RADYR GONÇALVES)

por Claudeci Ferreira de Andrade

          Plantaram grama em cima da tubulação da Petrobrás e, acimentaram as laterais do canteiro, bem no meio da avenida Dom Emanuel, em Senador Canedo. Numa extensão de 1,3 km. É ali, nas tardes, uma multidão de pessoas, adeptas da caminhada, cruzam-se para lá e para cá. Lembro-me quando podíamos correr por ali livremente sem precisar barroar em ninguém ou pisar nas fezes dos bichos. Porém, foi algum tempo atrás quando não era caminho ao supermercado Bretas! Agora, está meio inviável. Além de aumentar o número de transeuntes fomentadores das práticas saudáveis, ainda têm os passeadores com cachorro, que nunca os vi carregando pazinhas e nem conduzindo o animal amordaçado!
          Há algo de positivo, sim, nessa mistura com os animais na educação física, até porque, às vezes, eles nos obrigam a correr melhor. Outro dia, tive de dar um tiro de 100 metros rasos, forçado por um vira-lata ameaçador. Obedecendo a lei de Murphy, o perigo aconteceu da pior forma possível, quando escorreguei nas fezes de um cão grande e caí machucando-me. Sem falar das vezes, quando me embaraço pelas pernas nas cordas de alguém que não sabe puxar o bicho. Sim, também já tive de desviar de cavalos marchadores por ali e bicicleteiros. 
          Ao evitar maiores transtornos, é melhor desviar-se deles, mesmo que lhes custe quebrar o ritmo do trote, sair do gramado para a rodovia, garantindo a segurança de um lado e se arriscando ser atropelado do outro. Quem tem coragem de deixar de elogiar o dono arrastado pelo cão, chamem-no de Corajoso!. Tudo em nome da obediência aos conselhos dos médicos "veterinários".
          Alguém bem intencionado instalou alguns aparelhos de ginástica, ali no início da pista, foi ótima a ideia! O deselegante é a fila esfarinhada e discreta dos que estão de olho, querendo usar o equipamento e não podem, porque há sempre uma família inteira sentada nas peças tranquilamente, batendo papo, como se fosse seu camarote para contemplar a heterogeneidade dos "atletas" e a variedade dos trajes esportistas.
          Frequentar uma academia fechada não me agrada pagar. Sempre preferi me exercitar ao ar livre; sim, esta é uma maneira otimista de ver a vida, mas os carros e caminhões que passam aos montes, de um lado e do outro, anuviam nossa pista, borrifando monóxido de carbono como se joga veneno em muriçoca. Quem sabe, o condicionamento adquirido ali sirva também para amenizar os maiores prejuízos respiratórios.
          Talvez, a firma construtora do calçadão não o fez para pista de atletismo, mas a população canedense já a consagrou. Quem sabe, ela junto ao governo municipal fizessem algumas adequações nessa finalidade, ao invés de gastarem muito dinheiro público com as tais academias populares. Sugiro até que façam uma passarela nos cruzamentos sem seccionar essa extensão e termos mais segurança. É difícil cuidar da saúde, e alguém ousa cuidar do planeta!
            Os donos emprestaram o seu caráter para seus Cães, nem são veganos, mas defendem os animais como se não os comessem: paradoxal! Se os vi pelas ruas, desvie-se deles, pode ser tredo, pois é assim que vivem hoje as pessoas modernas. "Onde quer que haja adoração a animais, ali haverá sacrifício humano".
(G. K. Chesterton)
Claudeko Ferreira
Enviado por Claudeko Ferreira em 23/01/2013
Reeditado em 13/07/2013
Código do texto: T4101020
Classificação de conteúdo: seguro
Comentários

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: