"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 23 de dezembro de 2017

UM PROFESSOR AVALIA MELHOR QUE O OUTRO? ("Circunstâncias adversas me forçaram a uma inegável revisão de critérios e valores". — Capitão Jack Sparrow)



Crônica

UM PROFESSOR AVALIA MELHOR QUE O OUTRO?

 ("Circunstâncias adversas me forçaram a uma inegável revisão de critérios e valores". — Capitão Jack Sparrow)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

           Existe uma baliza negativa no ensino fundamental, enquanto um professor catedrático em sua disciplina depender dos outros para a avaliar seu aluno, ele é só um dente podre na boca do "gigante", que não pode dormir, pois os dentes estragados doem muito. Que os deuses acelerem o processo de reação corrosiva, provocando a dor criativa que talvez leve o Gigante a precisar manter-se desperto. Como podem eles (conselho de classe) atribuir-lhe a nota que eu não gostaria? Porque eu ali sou somente um voto! Qualquer bom professor sabe que um aluno pode ter um bom desempenho em um componente curricular e ter empatia ao professor; em outra disciplina, ser fraco e não gostar de seu professor. 
           Enquanto, a Bíblia condena os julgamentos humanos, a profissão de professor dá-nos o direito de praticá-lo com colegas e alunos, mas somente uma análise do desempenho acadêmico, diga-se de passagem. Sem nos causar estranheza, é de tanto nos preocuparmos com a vida alheia, e não acadêmica, que nos esquecemos completamente da nossa, e o caráter vai junto. Adquirindo a doença dos deuses: o livre-arbítrio dá o empoderamento para realizar a justiça com as próprias mãos. Passamos a vomitar opiniões abundantemente, mesmo sem ninguém pedi-las. Quando se afirma que professor é formador de opinião, qual tipo de opinião está sendo formada? Lá têm militantes, ativistas de todas as naturezas. Se o sistema educacional requer postura técnica, no mínimo, espera-se dele critérios justos e coerentes. O que leva colegas de trabalho a brigar para serem "misericordiosos" ou carrascos nas avaliações? Uns são chicotes; outros, veludos, divergindo-se só pelo prazer de aparecer ou meramente seguindo a conveniência. Um mesmo argumento sentimentalista ou não, na boca de um professor mercenário, serve tanto para justificar, ora a aprovação, ora a reprovação! E isso é bem explorado atualmente nesses conselhos!
             Já que sou só mais um na escola, não tenho nem mesmo o direito de escolher os conteúdos a serem ensinados, minha metodologia é supervisionada, até a merendeira pergunta sarcasticamente pelos os alunos que não consigo forçá-los a ficar na classe para o lanche ser servido; o smartphone de câmera ligada, na mão do aluno, impõe-me o medo da denúncia ameaçadora. Então que não me tire o direito de, pelo menos, atribuir uma nota "vingativa", seguindo critérios que julgo justos a alunos infrutíferos e desrespeitosos.
           Todavia, a intimidação dos pais "barraqueiros" e superiores monopolizadores faz-me abrir mão de mim mesmo, ou melhor, de meus princípios morais e éticos para recorrer a cumplicidade dos colegas, pois se decido sozinho, a culpa é minha, quando meu carro foi riscado e com pneus furados por alunos reprovados. Por isso, na verdade, não quero que acabe o conselho de classe, é ali que dividimos as responsabilidades para posteriormente diluirmos a nossa culpa entre todos, caso se agravem as consequências dos erros da avaliação. 
           Então, vou e volto nessa ideia, perdi também até a minha capacidade de ser autônomo em meu professorado: submisso para ganhar a sobrevivência. Como se não bastasse pretender ensinar a quem não quer aprender conteúdos considerados inúteis por eles, ainda tenho que aceitar a avaliação da concorrência como se fosse a minha. E assim, qual é o conceito de ética profissional do "politicamente correto"? Então, danem-se todas as éticas que não têm a admiração dos envolvidos, deixando-me viver minha reflexiva Síndrome de Estocolmo.
Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 19/12/2017

Reeditado em 23/12/2017

Código do texto: T6203347 

Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Nenhum comentário: