"A incoerência alheia, é um dardo certeiro nas certezas e vontades que carrego." (Camila Custodio)

"A incoerência é o sentido do homem" (Marcos Neves Monteiro)

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

sábado, 3 de fevereiro de 2018

NA SALA DOS PROFESSORES ("Inspiração visite-me, frustração evite-me, paz acompanhe-me e cobrança não me irrite." — (Kamau)



Crônica

NA SALA DOS PROFESSORES ("Inspiração visite-me, frustração evite-me, paz acompanhe-me e cobrança não me irrite." — (Kamau)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

            Toca a sirene inicial, alunos chegam atrasados e alguns professores, também; mas como se não bastasse, a coordenadora, que chegou em cima da hora, alivia sua consciência, mandando os professores, que ali estão, para a sala de aula trabalhar. Nem sequer olhou o horário das aulas daquele momento, por isso, transparece a maior revelação de sua função: Desperdício. Muitas e muitas vezes, ela me faz sentir irresponsável, e, de novo, senti-me assim, até conferir na tabela de aulas, provando que eu estava realmente de folga naquela aula, pois não tenho uma carga completa.  E os puxa-sacos, doentes psicossomáticos de tanto serem injustiçados me vigiam, por que fiquei sentado depois do sinal, então reforçam: — "Você está de folga! Por que é só você, e eu não?" Será se o nobre colega não sabe que não ganhamos pelas aulas não ministradas? Não precisa sentir-se inferiorizado, minha folga é uma falsa vantagem sobre aquele que está trabalhando. 
            Por que um professor não suporta ver o outro de aula vaga, será se ele não gosta do que faz ou se lhe dói muito me ver no lugar que ele gostaria? Ou não há verdadeira amizade, daquela que me faz bem ao ver o meu amigo bem!
            Chegando o intervalo, no meio do período, todos correm para a sala dos professores, inclusive a coordenadora. Pois não é bom deixar os professores juntos "sozinhos", isto é, sem a liderança por perto. Eles podem articular coisas a favor deles e juntos se fortalecerem. Mas, isso não é bom para a cúpula. Então em todo intervalo faz-se uma reunião sem sentido à prosperidade, apenas serve para abafar a voz do professor. Visto que professores ociosos na sala podem, interagindo, aumentar a insegurança dos coordenadores. 
            Também, ali naquela sala dos mestres, difundem-se muitas informações sem educação. Os bem intencionados fofoqueiros de direita, amigos de faixada, com sugestões e correções, oferecendo-se como exemplo de prosperidade, quando na verdade estão colocando uns contra os outros para desviarem a atenção do andamento desorientado da carruagem. E o final é sempre feliz! Porque "Felicidade se acha é em horinhas de descuido." (Guimarães Rosa).

Kllawdessy Ferreira

Comentários

Enviado por Kllawdessy Ferreira em 30/01/2018

Reeditado em 03/02/2018

Código do texto: T6240571 

Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Postar um comentário