"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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MINHAS PÉROLAS

Em toda ocorrência, fica um relatório nocivo a meu caráter nas pastas da escola, então deixei de denunciar alunos indisciplinados à coordenação pedagógica.
Claudeci Ferreira de Andrade

sábado, 25 de setembro de 2010

PROFESSOR IMATURO ("...a única solução apaziguadora será o suicídio ?")








CRÔNICA

PROFESSOR IMATURO ("...a única solução apaziguadora será o suicídio ?")

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Não há um único dia em que eu não chegue em casa com as pernas inchadas e a cabeça pesada — melhor dizendo, toda tarde carrego uma alma perturbada, um peso na consciência, uma sensação de transgressão, ou melhor, de dever não cumprido. É algo tão estranho que nem sei nomear. Apenas percebo que ainda sou um professor imaturo, que sofre demais com o desrespeito e o descumprimento dos acordos dentro da escola. Quem me dera não precisar mais me defender, justificar obrigações ou mendigar aceitação e reconhecimento — bastasse o que aprendi e o que sei fazer. Quando meus lábios não se abrirem mais nem para reclamar nem para incomodar os colegas, então, talvez, eu possa dormir em paz. Mas não sei como chegar a isso.

Que profissão "desgraçada" é essa em que se espera, no ato de ensinar, manifestações de amor, mas se recebe escárnio? A aula virou um campo de embates desgastantes. As relações são sempre tensas: professor com alunos, com outros professores, com coordenadores, diretores, pais, funcionários e até com os pombos e pardais do pátio! Nunca estivemos tão inseguros e emocionalmente abalados quanto nesses momentos de exposição forçada a relações inevitáveis. E as futilidades? Também ferem: a coordenadora me tira da sala, em plena aula, para cobrar a formatação das questões do "simulado" que ela mesma deveria padronizar. “‘(...) Sofria com frequência assédio moral por parte da diretora da escola em que trabalhava’, relata Gilzete, irmã de Jucélia (professora suicida), que classifica ainda a diretora da instituição de ensino como ‘desumana’.” (http://www.pragmatismopolitico.com.br/2016/07/professora-comete-suicidio-sergipe.html)

Chega-se ao ponto do suicídio. Está justificado o porquê alguns desistem cedo. O professor L.V.C declarou: “Se o meu destino é sofrer, dando aulas a alunos que não me respeitam e me põem fora de mim, não tendo outras fontes de rendimentos, a única solução apaziguadora será o suicídio.” E eu acrescentaria: matam-nos com o desespero ou com a lambança da burocracia. (http://www.jn.pt/nacional/interior/aberto-inquerito-ao-caso-do-suicidio-do-professor-vitima-de-bullying-1517374.html — acessado em 20/05/2016).

Outros tantos já partiram em silêncio e caíram no esquecimento: Jailton Joaquim Graciliano (Maceió-AL), Paulo Henrique Lesbão (Senador Canedo-GO), Jucélia Almeida (Aracaju-SE)... Todos laboriosos, mas inúteis no esforço de eternizar o prestígio. Por outro lado, Wellington de Oliveira Menezes (Realengo-RJ), um professor do mal, ganhou notoriedade ao levar outros consigo. Levou os errados, por isso caiu nas graças da mídia. É chocante o número de suicídios entre os que dependem da escola para sobreviver — mas ninguém fala disso.

Eu, a cada dia, mato um pouco de mim. Sou forçado a silenciar a voz interior, tentando em vão escapar das perturbações. Mas não consigo. O lixo emocional explode, criando uma consciência fraca, viciada, depravada — que ao menos me console no torpor da existência. Quero me aquietar diante dos homens e de Deus. Ou talvez perder o respeito por mim mesmo em troca de uma influência socialmente aceitável, apenas para continuar vivendo. Ou ainda, deixar de lado o zelo e permitir que falem. Pena que, nesse suicídio em prestações, eu manche meu próprio orgulho.

É por isso que, mesmo após vinte anos de magistério, continuo imaturo. Tento consertar os outros e acabo desmantelando a mim. Hoje, entendi que não podemos exigir dos outros amor contínuo e favores, baseados em regras que nós mesmos impomos: regra sobre regra. Eles também buscam seus próprios interesses — e não precisam se importar com os meus.

Talvez o bom samaritano de hoje não ande com túnica nem montado num jumento — ele veste camiseta desbotada, carrega provas não corrigidas na mochila e anda exausto pelos corredores da escola. Não cura feridas com azeite e vinho, mas tenta estancar hemorragias emocionais com palavras de incentivo, bilhetes improvisados, ou apenas escutando silenciosamente o sofrimento alheio. Em vez de hospedaria, oferece seu próprio tempo e saúde mental. É ignorado, alvo de zombarias, mas não deixa de estender a mão. Ser bom, neste cenário, é resistir com ternura, mesmo quando tudo em volta ensina a endurecer. E se ainda houver salvação para este ofício, será pelos poucos que continuam agindo com compaixão, apesar de tudo.

Se me perguntassem hoje quem eu considero um professor maduro, mais forte, bem-sucedido e impactante, eu apontaria alguém oposto de mim: Ele seria o mais grosseiro, o mais agressivo, o dominador — o “carrasco”. Já não me importo com minha frouxidão. Para meu alento, leio na história que homens de extraordinária fé e amor não precisaram temer o esquecimento. A verdadeira bondade sempre será procurada. Os bons samaritanos são conhecidos em qualquer lugar. Ou será que o mal continuará vencendo o bem? Basta ser bom, ainda que pareça fraco.


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A crônica que acabamos de ler nos mergulha nas profundas angústias da profissão docente. O autor compartilha sua sensação de dever não cumprido, o sofrimento com o desrespeito e a burocracia, e até mesmo a chocante realidade do suicídio entre professores. Esse texto nos convida a uma reflexão sociológica urgente sobre as condições de trabalho, as relações de poder e a saúde mental no ambiente educacional. Vamos explorar essas ideias com algumas perguntas!


1 - O cronista descreve a escola como um "campo de embates desgastantes" onde as relações são "sempre tensas" entre todos os envolvidos. Analise essa afirmação à luz do conceito de conflito social. Que fatores, de acordo com o texto, contribuem para a perpetuação desses conflitos no ambiente escolar?


2 - O texto menciona casos de professores que cometeram suicídio e a "lambança da burocracia" que os "mata". Discuta como a precarização do trabalho e a pressão institucional, incluindo a burocracia excessiva e a falta de reconhecimento, podem impactar a saúde mental dos profissionais da educação.


3 - O autor fala sobre a "futilidade" de ser cobrado por formatação de questões em plena aula, enquanto a coordenadora deveria padronizar. Essa situação pode ser entendida como um problema de racionalidade instrumental na burocracia escolar. Explique como a ênfase em normas e procedimentos formais (como a formatação) pode desviar o foco da função principal da escola, que é o ensino e a aprendizagem.


4 - O cronista reflete sobre a ironia de que um "professor do mal" (como o de Realengo) ganha notoriedade, enquanto professores "laboriosos" que se suicidam caem no esquecimento. Que padrões de notoriedade e reconhecimento social o texto critica? Como a mídia e a sociedade constroem a imagem pública do professor e do que é "impactante"?


5 - Ao final, o autor conclui que um professor "maduro, mais forte, bem-sucedido e impactante" seria o "mais grosseiro, o mais agressivo, o dominador — o 'carrasco'". De que forma essa percepção, ainda que irônica e dolorosa, reflete uma possível distorção dos valores sociais atribuídos ao sucesso e à eficácia na profissão docente, em oposição a qualidades como a "bondade" e a "paciência"?

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sábado, 18 de setembro de 2010

SOU FEIO, MAS NÃO COMO VOCÊ ( “Para nós, feios, tudo é duas vezes mais difícil. E ainda ganhamos a metade do que ganham os bonitos”, diz Gonzalo Otálora.)

CRÔNICA

SOU FEIO, MAS NÃO COMO VOCÊ ( “Para nós, feios, tudo é duas vezes mais difícil. E ainda ganhamos a metade do que ganham os bonitos”, diz Gonzalo Otálora.)

sábado, 18 de setembro de 2010
Por Claudeci Ferreira de Andrade
                 Eu gostava muito daquela camisa verde-escura, cor de folha madura até que um aluno do sexto ano me perguntou: — "Com a mesma roupa de outem, né professor!?" 
           Outro dia, tais foram os comentários naquela sala de professores aborrecidos! Diziam que os alunos querem professores bonitos, referindo-se apenas à estética enquadrada nos padrões das mídias. Tentei desviar o foco da conversa para higiene corporal e vestimentas, mas não saía da minha mente a solicitação irritante daqueles solicitadores de mais aulas de espanhol, pelos traços "abençoados" da professora. Aquele debate foi muito motivador, tanto, a ponto de, no outro dia, fazer-se visível a mudança visual de alguns “encarapuçados”, eles vieram, além de vestidos da melhor roupa, até bem perfumados graças aos representantes da Avon, constantemente vendendo perfume fiado por ali.  E venderam bem!
           São os professores belos melhores profissionais? Será a falta da beleza uma barreira à inteligência? Se tivéssemos de julgar os professores pela sua aparência física, como se julga modelos fotográficos, poucos alunos prosperariam para o futuro magistério. De certa forma, eles têm razão no exigir professores mais bonitos! Eles já não sabem mais o que cobrar, é lhes dado de tudo e, se assim continuar, num futuro não muito distante será um requisito eliminatório nos concursos da educação: a boa aparência física do candidato (como se isso já não influenciasse). Eles devem estar se perguntando: — Se estudar valesse para atenuar a desarmonia estética, por que os professores não são mais bonitos? – talvez seja esse o motivo dos alunos não se dedicarem aos estudos! A beleza de quem ensina não é inspiradora! A quem me chama de feio digo-lhe que nossa anomalias não podem ser as mesma.
           O sistema é feio e burocrático, aberto a abusos e aberrações está cheio de professores velhos e feios, esses sempre foram uma classe desprezada e odiada. Apenas um ou outro se destaca na admiração social por ter um intelecto muito avantajado. A falta da beleza sempre foi inimiga da ignorância. Todavia, a escola do futuro vai contratar só professor bonito! Porque é difícil demais cobrir a "deficiência" bancando o palhaço, além do mais, não funciona bem, querer ser simpático elogiando todo mundo, pois logo será acusado de assediador de "de menor"! E o feiura não tem lugar em meio de "intelectuais belos". E a beleza vulgar faz feia a bela gente! (http://super.abril.com.br/comportamento/estudantes-aprendem-melhor-com-professores-bonitos)- acessado em 02/09/2016.
            Nossos lideres procuram nos confortar com o perigo fatal da fermentação da autoestima, com leituras de autoajuda e capacitações; quando já estamos bem alto, acreditando no nosso potencial de empatia, a queda é repentina! Há sempre alguém bem disposto para “puxar nosso tapete”! E, então, continuamos perguntando como o eu lírico do poema, Retrato, de Cecília Meireles: — Em que espelho ficou perdida a minha face?
            Vejam o ponto a que cheguei, agora me ponho a falar-lhes no fato de nos regermos pelas aparências, ao invés da devida confiança na sabedoria. Qualquer pessoa bem esclarecida, de certa forma, se conhece bem, e desfruta de todas as coisas boas existentes nela, como dons de Deus. A escola precisa de professores confiante, mas confiantes no sentido de que a beleza é relativa, e se concebem escolhidos e especiais por outros dotes necessários. Todos nós precisamos de certa medida de respeito próprio profissional, então sejamos consistentes com a função ocupada, é o importante. Ninguém é totalmente desprezível!
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 18/09/2010
Código do texto: T2505675

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
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domingo, 12 de setembro de 2010

O Sangue de Jesus Tem Poder ( Só o miserável suporta a sua miséria)







CRÔNICA

O Sangue de Jesus Tem Poder ( Só o miserável suporta a sua miséria)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

         Ser cristão hoje é seguir o Cristo criado pelos "crentes", contraditório demais, confuso demais para o ideal: um homem perfeito cumpridor da lei moral e ao mesmo tempo vestiu-se dos pecados dos homens imperfeitos (Péssimo exemplo de disfarce!) de cujo sangue tem poder (Clichê de hipócrita), assim justificam o fanatismo desenfreado de uma maioria que confunde fé com desejo. Pode Deus deixar de ser Deus? (Filipenses 2:7; Hebreus 2:17).   Esse naipe de gente é um perigo do ponto de vista social! Comem a carne de seu Deus e bebem seu sangue. 
         Ainda insistem em dizer que a Bíblia é a palavra de Deus com tantas versões e traduções (Bíblia da Mulher, Bíblia dos gays, Bíblia do pastor, Bíblia da criança, Bíblia de estudo etc.). Os bons linguistas e até qualquer estudioso honesto da língua sabem que não há sinônimos, no sentido de uma palavra tem o mesmo significado da outra, existe sim, apenas aproximação semântica entre elas. Um texto traduzido é outro texto. A palavra de Deus, também, não é a consciência, esta é apenas fruto da cultura. A verdadeira palavra de Deus fala dentro de qualquer um em contemplação à natureza. O livro de Deus é a Natureza. Até analfabetos têm acesso, podendo compreendê-lo e interpretá-lo sem precisar se submeter à classe dominante de intercessores de Deus, cobrando dízimos dobrados por seus serviços.                  
         Um Deus perfeito e eterno, criador de Leis perfeitas e eternas, não pode transgredir suas próprias leis, bem como não permite transgressão alguma sem consequência. Assim também, Ele deixará de ser Deus, levando homens, criados para viver na terra, ao espaço sideral, não tendo neles a condição lógica de sobreviver em outro lugar. Adaptaria-os em um céu, só por caprichos de quem acredita nos méritos de Jesus? Qual é a recompensa dos bons? (Bons por que obedeceram a leis de homens ou do universo?) Pode uma célula do fígado migrar para o coração, fazendo, assim, parte de sua estrutura? Todo organismo obedece a leis naturais invioláveis, senão atrai consequências. Rejeitar um órgão transplantado é papel de um corpo fiel,  e mais,  serve de prova, como ninguém conseguiria evitar todas as consequências danosas se fosse realmente à lua ou qualquer outro lugar fora de nossa atmosfera. Imagine os transtornos advindos se nos aproximarmos mais do sol ou se nos distanciarmos mais dele! Onde estão o céu e o inferno? E se forem apenas espaço físico aqui mesmo na terra? Porém, se forem estados de espírito, então se misturam dentro do homem, aqui e agora! E o futuro fica à frente, e a igreja  só depósito de enganadores de si mesmos.
          Hoje as mulheres enchem as religiões, reagindo contra a intolerância de outrora, quando eram excluídas da comunidade. Por que haveriam de defender ideologias que não exaltam substancialmente seus filhos? Eu recomendo o histórico filme de Alejandro Amenábar com a gloriosa Rachel Weisz: Agora (no Brasil, Alexandria). 
           E confira também em que os cristãos de hoje são tão diferentes dos primeiros: (http://desciclopedia.org/wiki/Deslivros:Como_fundar_uma_Igreja_Evang%C3%A9lica). Acessado em 07/05/2016.
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 12/09/2010
Código do texto: T2492920

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

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segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O TEMPO AMIGO ("As verdades também são mentiras quando o tempo passa. Tudo é mentira quando se olha para trás.")

          

CRÔNICA

O TEMPO AMIGO ("As verdades também são mentiras quando o tempo passa. Tudo é mentira quando se olha para trás.")

segunda-feira, 6 de setembro de 2010
                   Por Claudeci Ferreira de Andrade

           
Roguei ao Deus eterno, o dominador do tempo, que não matasse meus inimigos, uma praga necessária, porém foi rápido demais, nem vi passar o tempo (como se fosse ele a passar), esbarrei na consequência, a minha velhice chegou, então eu tive de assistir a morte deles, de um a um, assim como em qualquer “macumba”, pois parte do mal desejado a eles recaiu sobre mim. Ou como diz o lugar-comum: o feitiço recaiu sobre o feiticeiro. Já ouço seu chamado, meu espelho me anuncia a mudança que não me dei por conta!
         Oh, tempo, meu aliado!  Fez-me velho depois de fazer tombar meus inimigos, e os ainda vivos estão inválidos com os dias contados. Do que me adianta esta paz se já não posso desfrutá-la, apenas posso dormir tranquilo, sono de velho, com sonhos tão vazios!
         Quantos "otários" apertaram minha mão com bastante força para me mostrar seu poder vital, quando na verdade estavam atraindo sobre si a revolta de quem cuida de mim: o tampo! Então, foi certo, que em meio a meu desconforto, pobreza e desprazeres, quando eu os amaldiçoei, veio-me a tortura de vê-lo desconfortáveis, pobres e desprazerosos! Agora, insatisfeito com esta ausência de guerra, parece-me razoável crer, embora tenha tranquilidade do silêncio, que não posso me sentir feliz se não tiver desafiantes. Faltam-me inimigos. Alguém quer ser inimigo de um idoso de olhar triste?!
         Não, não me faltam inimigos, falta-me, na verdade, o vigor da juventude, e reconheço a coerência Divina. Agora eu não poderia administrar os ataques deles com as impossibilidades naturais de um ser calejado. Aí, entra o reconhecimento do amor de Deus e a harmonia da natureza, sempre me abastecendo da capacidade para enfrentar minha própria degeneração: minha inimiga maior. A guerra é outra, é contra o tempo. Em meio às responsabilidades deste mundo, inclino a sentir necessidade não dessa tal paz que agora reina, mas de meu fogo da carne lisinha de outrora, pois o tal não me privava de olhar em direção para o futuro com tantas rugas.
         Como vê, é profundo dentro de mim o senso de não poder ser realmente feliz sem prazer, o prazer de lutar e vencer, mesmo tendo muitas coisas desejadas por muitos: uma aposentadoria à vista e segurança! Aliás, vivo mesmo à mercê do tempo, do qual não há escape. Sei, o tempo resolve, sim, qualquer problema para os acomodados e lhes cobra a alma como pagamento. Dizem alguns que nada melhor que um dia após o outro, e esta voz fica assoprando em minha mente, lembrando-me a aquiescência da morte.
         Se o Senhor está desejoso de satisfazer minha necessidade, então me dê o alimento certo para minha fome! Não é uma carência falsa, sentimento despertado pela solidão na qual estou mergulhado, ou excitação mental do medo, mas um grande desejo: ser presenteado por Deus por algo que equipare-se com o vigor, a saúde e a energia vital. Todavia o tempo não tem volta, assim como meus inimigos se foram, vou eu também e irei como inimigo dos outros!
               "RETRATO
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face?"

Cecília Meireles
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 06/09/2010
Código do texto: T2482142


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domingo, 5 de setembro de 2010

A LEITURA DOS QUE SABEM LER (A Leitura Competente Faz Parte da Luta pela Dignidade Humana)







CRÔNICA

A LEITURA DOS QUE SABEM LER (A Leitura Competente Faz Parte da Luta pela Dignidade Humana)

domingo, 5 de setembro de 2010
Por Claudeci Ferreira de Andrade

         Em minha devoção matinal às letras, li, com afinco, a entrevista da Revista Língua Portuguesa, nº 53, na qual André Garcia, o criador do portal Estante Virtual, quando disse sabiamente:
          — “Qualquer leitura não é leitura” e continuou: (...) “Mas leitura é subjetividade, é ver o que agrada à sensibilidade e se ajusta à sua forma de ser, ao seu momento. A escola nunca me deu esse espaço e duvido que, salvo exceção, garanta isso a muito aluno.” (...) “Não basta democratizar a leitura. É preciso democratizar os autores de qualidade.” (...) “A internet atrapalha, de fato, quando a ênfase da leitura é nos simulacros de interação, como Facebook, MSN, Twitter.” (...) “Damos um sinal errado ao aluno ou filho quando o fazemos ler só para fazer prova”.
          Por isso, digo que a escrupulosa 
Leitura é uma arte perdida. Por exemplo: Eu estava lendo, para a classe, o texto: “Por que Lulu Bergantim não atravessou o Rubicon" de José Cândido; só uns poucos prestavam atenção à minha leitura, ali, eu destacava as expressões: "Curralzinho", "dobrados da banda", "arregaçou as mangas", "comeram biscoitinhos", "caiu de enxada", "o povo de boca aberta", "no pau da enxada", "de brocha na mão", "lambuzada de cal", "o vai ou racha", "trepado no coreto", "curralzinho já gozava", "uma picareta só", "precioso líquido", "correr o pires", etc. Eu estava empolgado em minha sistemática e profunda reflexão, desvendando a “sacanagem” existente no substrato das construções frasais dessa literatura. Queria que eles percebessem, mas um deles, o crente,  interrompeu-me e disse:
          —“Não estou vendo nada disso, sacanagem alguma, é uma história séria”. — Fiquei como quem recebeu um balde d'água fria na cabeça.
          Então lhe perguntei sarcasticamente: — desde quando em um relatório político tem algo “sério”? Agora o chamei para leitura de mundo, quem sabia, talvez, uma leitura pudesse ajudar a outra!
          Existe a inescrupulosa leitura, aquela que se faz objetivando uma prova, essa sim é imoral; porque a verdadeira exploração, do texto, pela leitura é negligenciada; por isso, milita-se no senso comum e o prazer de ler é lamentavelmente atrofiado. E "sem prazer não existe felicidade" (Epicuro). Precisamos de tempos regulares para calma e profunda análise de textos elevados.
           A leitura sistemática deve ser parte de nossas primeiras horas do dia. Podemos levantar 15 minutos mais cedo, e isso poderá fazer toda a diferença em nosso dia. Ler bem não é ler muito, é pensar seriamente a respeito do tema, sobre as relações e inferências do exposto, sobre os compromissos do leitor, verossimilhança do conteúdo. Se me perguntasse em que base creio nas lições ressaltadas no texto que acabara de ler, falava da coerência, da coesão e da polissemia, da empregabilidade dos conteúdos no meu cotidiano.
            É mais fácil está sempre disperso nos movimentos da vida, panorama do mundo, do que concentrado em uma leitura, partindo de um foco específico, isso é interior para o exterior; do micro para o macro e/ou do macro para o micro.
             Concordamos com John Lennon: "
A ignorância é uma espécie de bênção. Se você não sabe, não existe dor." Por outro lado, o saber nos faz desejar a viver. Longe do medo e da ignorância que só nos entorpece.
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 05/09/2010
Código do texto: T2479626

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domingo, 29 de agosto de 2010

UMA ESCOLA CRIATIVA DIZ MENOS “NÃO” ("EDUCAR NÃO É CORTAR AS ASAS, E SIM ORIENTAR O VOO.!!!" – Madre Maria Eugênia)




CRÔNICA

UMA ESCOLA CRIATIVA DIZ MENOS “NÃO” ("EDUCAR NÃO É CORTAR AS ASAS, E SIM ORIENTAR O VOO.!!!" – Madre Maria Eugênia)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Naquela manhã, ao cruzar os corredores da Escola Senador Canedo, deparei-me com um cartaz provocador: “É proibido mini-saia e micro-saia”. Embora a grafia estivesse distante das normas ortográficas, a mensagem taxativa permanecia clara. O aviso arrancou-me um sorriso irônico e despertou reflexões profundas. Qual seria, afinal, a diferença entre mini e micro? Será que algum colegiado pedagógico mediu com rigor os centímetros dessas peças? Contudo, percebi que a questão ia além das medidas: tratava-se de poder, moralidade imposta e da vigilância constante sobre os corpos, em especial os femininos.

Enquanto olhava o cartaz, meus pensamentos se voltaram para as adolescentes, essas jovens em construção, divididas entre insegurança e ousadia. Para muitas delas, vestir-se é mais do que um ato cotidiano: é uma expressão silenciosa, uma busca por aceitação e pertencimento. Porém, o cartaz parecia enviar uma mensagem oposta: “Você não pertence. Não assim, não desse jeito.” Quantas dessas jovens se sentiriam apagadas, reduzidas a regras que ignoram sua singularidade e seus anseios?

A escola, por essência, deveria ser um espaço de acolhimento e construção, não de castração. A máxima “educar não é cortar as asas, mas orientar o voo” ressoava em minha mente, em contraste com as normas arbitrárias e moralismos que podam o potencial criativo e emocional dos alunos. É provável que os idealizadores do cartaz não compreendam que a verdadeira falha está em negligenciar os vazios existenciais desses jovens, preferindo soluções simplistas para problemas complexos.

Essa situação me fez refletir sobre o papel da escola, constantemente sobrecarregada com funções que extrapolam seu escopo original. Em vez de priorizar o desenvolvimento do pensamento crítico, a curiosidade e a construção do conhecimento, as escolas se tornam espaços de controle e vigilância. Os resultados de avaliações como a Prova Brasil e o Saeb ilustram bem essa crise: alunos que enfrentam dificuldades básicas em leitura, escrita e raciocínio lógico, mas que estão cientes das regras para o comprimento de suas saias.

Apesar desse cenário, conheço educadores que desafiam a lógica do controle, apostando na criatividade e no diálogo para transformar o ambiente escolar. Uma professora de matemática, por exemplo, utiliza a calculadora do celular como ferramenta pedagógica. Outra, de sociologia, criou a “colinha educativa”, incentivando os alunos a registrar ideias e insights em seus aparelhos. Essas iniciativas mostram que a inovação é possível quando se prefere o “sim” ao “não”. Concordo com Nathalia Goulart quando diz: “O celular é isso, é uma forma de transmitir conhecimento. Claro que algumas escolas proíbem-no porque não sabem o que fazer com o aparelho.”

Nesse contexto, a adoção de uniformes pode ser uma solução viável para atenuar desigualdades e evitar a imposição de regras sobre vestimentas. Padronizar as roupas ajuda a neutralizar diferenças sociais visíveis, dispensando proibições que muitas vezes alienam mais do que educam. No entanto, mais do que uniformizar, é indispensável investir em uma educação que resgate a autoestima dos jovens, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo com autonomia e confiança.

Ao sair da escola naquele dia, as palavras de Madre Maria Eugênia ecoavam em minha mente: “Educar não é cortar as asas, mas orientar o voo.” O cartaz, no fim das contas, era apenas um sintoma de algo maior: uma educação que se desviou de seu propósito essencial. Ainda assim, acredito que é possível resgatar esse propósito, trocando proibições por diálogo e regras por acolhimento. A reflexão da psicóloga Élide Camargo Signorelli também me acompanhava: “Uma verdadeira preparação para a vida reservaria lugar para certo despreparo no sentido de se estar aberto para o desconhecido e para os mistérios.” E, diante dos avanços tecnológicos, atrevo-me a acrescentar: talvez, em breve, os computadores sejam nossos novos professores.


Como um bom professor de sociologia do Ensino Médio, preparei 5 questões discursivas no formato de pergunta simples sobre os temas principais do texto:


1. Qual a crítica central do autor em relação ao cartaz que proíbe o uso de mini e micro-saia na escola?

2. De que forma o texto relaciona a questão do vestuário com a busca por identidade e pertencimento entre os jovens?

3. Como o autor contrapõe a visão de uma escola como espaço de controle e punição à ideia de uma escola como espaço de acolhimento e desenvolvimento?

4. Quais exemplos de práticas pedagógicas inovadoras são apresentados no texto e qual a mensagem transmitida por esses exemplos?

5. Segundo o autor, qual o papel do uniforme no contexto escolar e qual a solução mais abrangente para os problemas educacionais apontados?



almaquio disse..

.
Olá professor Claudeci, esta semana "a escola" ganhou espaço na mídia, mas, como quase sempre acontece, os motivos não são para serem comemorados. Infelizmente, escola virou caso de polícia e o acordo "nota azul" entre Secretaria de Educação e Secretaria de Segurança Pública, recentemente assinado, já carrega uma mancha. Acredito no acordo,na sua necessidade e que o incidente na Escola Alberto Sabin seja um caso isolado, afinal o ambiente escolar tem se tornado em um favorável reduto de marginais. Concordo com seu ponto de vista sobre os "nãos", o problema é que os professores perderam a autoridade que lhes fora tirada e que se tenta resgatar com os "nãos" quase sempre ridículos e infrutíferos. Espero que o problema da educação no Brasil já tenha atingido o fundo do poço, pois caso contrário, ai de nós. A terceirização da educação (preparação para a vida) que você falou em seu texto, feita pelas famílias que renunciaram suas responsabilidades, realmente representa o grande câncer da educação brasileira. Problema está agravado pela desvalorização do professor que é mal remunerado e, vexatoriamente, desrespeitado pelos alunos, pelos pais dos alunos e pelas autoridades. Abraços do amigo Almáquio.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEigXUEwKCONQ9NQq-0m0BL0c_tAWT2aZgYazv7BbsRyG5wI8TpSJnqUL4Ye935YepJBKVyi8OF8JGZDyMCXHZqVJr0IC3FjcnqXlmoI53LOOFaEngWlNHlK0RYAJcMlGijj05UHfkV5RzU/s45/1.jpg
Silvana Marmo disse...

Parabéns professor pelo seu blog e escolhas das postagens, esta particularmente me chamou a atenção.

Todos acham que as escolas não devem ter regras, mas a nossa sociedade é feita de regras, por que na escola elas não podem valer?

Bom Domingo!