"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

SEM PERSPECTIVA DE FUTURO MELHOR ("Em ciência não existe um erro tão grosseiro que, amanhã ou depois, sob alguma perspectiva, não pareça profético." — Jean Rostand)

 


SEM PERSPECTIVA DE FUTURO MELHOR ("Em ciência não existe um erro tão grosseiro que, amanhã ou depois, sob alguma perspectiva, não pareça profético." — Jean Rostand)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

COM RELAÇÃO À ESCOLA, HÁ problema COM A falta de perspectiva SOBRE O futuro, não só porque o professor desconfia da eficácia de sua metodologia, trazendo sempre os mesmos resultados; pois baseia-se nos seus cursos de capacitação continuada, na sua voz rouca ou aparência desalinhada, já condenados por elementos inescrupulosos da escola; mas também na falta de interesse do alunado de inclusão por algum outro motivo.

Ocorreu-me na EJA, quando levei para enriquecimento da aula, o filme, cultural inspirado no livro: Luzia Homem de Domingos Olímpio, tentando estudar os viés do empoderamento feminino na aula de literatura, e por os ditos repescados que não tiveram oportunidade não fez efeito algum. estavam eles todos com o fone auricular engatado na orelha e nem se importaram com a aula inovadora. Eu me empobreci minha didática, ao ponto de, posteriormente, ouvir de um filho de professora que eu não sabia dar aula. O problema está na minha falta de perspectiva. Até hoje ainda não aprendi a dar aula, Infelizmente, falta-me perspectiva.

Ou o que está acontecendo, quando o professor passa um filme literário feito por um cineasta profissional e atores lindos e quase perfeitos, e a superprodução cinematográfica é desprezada por aqueles, de olhar caolho na direção do sistema educacional e das tecnologias? Dá para acreditar neles, quando dizem que uma aula assim é ruim e o professor é fraco, a beleza continua nos olhos de quem vê? E o diploma da EJA que eles vão levar ...!? CiFA

quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

O QUE É MELHOR: O MIOLO OU A CASCA? ("A gente deve atravessar a vida como quem está gazeando a aula, e não como quem vai para a escola." — Mario Quintana)

 


O QUE É MELHOR: O MIOLO OU A CASCA? ("A gente deve atravessar a vida como quem está gazeando a aula, e não como quem vai para a escola." — Mario Quintana)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

O velho normal, eu era tachado de professor "ruim", aquele sem imposição que deixava o aluno fora da sala na hora de sua aula. A coordenadora "boa" era aquela que inspecionava continuamente e o tempo todo estava nos corredores da escola, tangendo alunos para dentro das salas. E o aluno "esperto" era aquele driblador do sistema, usando o comportamento mais bizarro possível para chamar a atenção, ainda se justificando com desculpas bem elaboradas para se safar dos elogios.

Agora vivemos o novo normal, as estratégias são outras, TEMOS MAIS TEMPO PARA LIDAR COM OS CONTEÚDOS DA MATRIZ CURRICULAR DE FORMA BEM PEDAGÓGICA E DIDÁTICA com o smartphone na mão. Mas o passado vai está sempre perto, e ninguém se arrepende nunca de nada, confiando no hibridismo. Quero o novo sem largar o velho. Porém, a internet é demais, tem tudo! Até porque "subir aula" significa outra coisa hoje: é fazer upload das aulas assíncronas. CiFA

sábado, 3 de dezembro de 2022

"O BARATO SAI CARO" ("A gratuidade das escolhas nos leva aos abusos das decisões." — Valdeci Alves Nogueira)

 


"O BARATO SAI CARO" ("A gratuidade das escolhas nos leva aos abusos das decisões." — Valdeci Alves Nogueira)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Alguma coisa  corrosiva está dentro do jovem atual, talvez um caráter frágil. A sua autoestima está comprometida. Desacreditado, fabricado para não fazer nada, desde a escola primária é enchido com gratuidade e sem os valores familiares. Perdido no emaranhado da moda ditada pelos meios midiáticos, gasta todo o seu tempo com atividades inúteis.

Dão-lhe muita autonomia para divulgar seus traços negativos, ainda, também, certamente, somar-lhe-á mais baixa autoestima.

          Se tudo depende do olhar de quem vê! Eu quero ver que quem quer aprender, aprende o que é bom, de todos os lugares e de qualquer forma; simplesmente aprende até sem ter quem o ensine. O autodidata valoriza mais o que aprende, porque lhe custou um certo esforço! A pedagogia de Deus é assim, motiva as pessoas a explorarem suas capacidades, coisa que a gratuidade e o "paternalismo" não fazem! O que os pedagogos modernos ainda não aprenderam, é que "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." — Paulo Freire. O que vale mais é o aprender com os exemplos raros de qualidade para serem valorizados. A quantidade é o pecado da internet. "Comer muito mel não é bom; assim, procurar a própria honra não é honra." Provérbios 25:27.

           Escola obrigatória e gratuita deforma mais do que constrói. O barato sai caro tanto para quem compra como para quem vende.  (CiFA

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

"UM ABISMO CHAMA OUTRO ABISMO" ("E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti." — Friedrich Nietzsche)

 


"UM ABISMO CHAMA OUTRO ABISMO" ("E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti." — Friedrich Nietzsche)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Vivemos em um mundo onde o oprimido também é opressor, tal qual, o violentado é violentador. Os humilhados alunos são os achadores de erros nos seus professores para humilhá-los da mesma forma que são humilhados pelo Sistema. Os alunos de antigamente nos tratavam com um "sim senhor", hoje é "queridão" e a relação professor/aluno ESTÁ cada vez pior. Eles entendem que elogio é "cantada". Deus me livre de colocar parabéns em suas redações, ainda mais, se for uma crônica criticando a prática de outro professor da mesma unidade escolar em que trabalho.

Temos visto, nos noticiários, muitos ataques armados à escolas por ex-alunos, não bastou fazer professores e colegas sofrerem, tem que voltar e mostrar sua raiva. Por isso, tenho profetizado que os ex- alunos fracassados irão exterminar o sistema presencial de ensino. Três são os motivos: Primeiro, eles procriam abundantemente, e pais mal educados se encarregam de eternizar sua incompetência. Segundo, eles são maioria, e a maioria sempre vence — embora não esteja certa. Terceiro, certos de que foram enganados, depois de um tempo, batendo nas portas do mercado de trabalho sem sucesso procuram os culpados — voltam à escola para castigar seus colegas do bullying, e professores rígidos.

Para um futuro incerto, vazio, não há plano perfeito que o preencha. O que é planejamento, se a vida é sem sentido? Salmos 42:7-9 — "Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim. Contudo, o Senhor mandará de dia a sua misericórdia, e de noite a sua canção estará comigo: a oração ao Deus da minha vida. Direi a Deus, a minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando angustiado por causa da opressão do inimigo?" (Cifa

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA, 5 DE MAIO ("Se escrever é arte, a Língua Portuguesa, só pode ser um OFÍCIO!!!" — Luana Cruz)

 


DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA, 5 DE MAIO ("Se escrever é arte, a Língua Portuguesa, só pode ser um OFÍCIO!!!" — Luana Cruz)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Eu sou o professor Claudeci, leciono língua portuguesa nas redes estadual e municipal; aqui, endosso Fernando Pessoa: "Minha pátria é a língua portuguesa." E para prestigiar o dia 5 de maio (também o mês das mães), no qual se comemora a língua portuguesa, compartilho com os amigos a digna renovação de minha experiência.

Então, eu costumava dizer que se aprende a ler é lendo muito e a escrever é escrevendo muito, mas nessa geração dos eletrônicos, nunca se leu tanto e nunca se escreveu tanto, todavia está notório a decadência na escrita e interpretação textual entre o alunado. Por isso, reformulo meu conceito dizendo que se aprende escrever é escrevendo certo e se aprende escrever é escrevendo certo. O mérito da questão é a qualidade em detrimento da quantidade. E parabéns para todos professores de língua portuguesa. CiFA

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

ALUNO FOCADO ("Não me siga, não estou perdido, mas não faço a mínima ideia de onde posso chegar..." — Márcio de Oliveira)

 


ALUNO FOCADO ("Não me siga, não estou perdido, mas não faço a mínima ideia de onde posso chegar..." — Márcio de Oliveira)

Por Claudeci Ferreira de Andrade 

O adolescente acordou muito cedo, como de costume! Foi ao banheiro, fez suas necessidades fisiológicas, tomou banho, depois tomou seu desjejum, escovou os dentes, arrumou-se, pegou seu material escolar e saiu para o colégio. Andou devagar, e as ruas estavam vazias. Estava diferente...!— Deve ser porque ainda está muito cedo! – pensou ele em voz alta. Continuou a caminhar e chegou ao colégio, mas não havia ninguém ali, todavia lhe nasceu uma esperança descobrindo a fresta do portão semiaberto. Empurrou-o um pouquinho mais e avistou o guarda assentado na área de dentro. Então gritou entusiasmado:— Seu guarda, hoje não tem aula, não?— Hoje é sábado, meu filho! kkkkk

Falta reprova, porém apresentem-me um aluno que ficou retido por falta! Todavia a ameaça funciona, e suborno também. Tanto a igreja como a escola trabalham assim: temos um inferno para evitar e um céu a conquistar. E "o paraíso é a barriga dos tubarões."

sábado, 26 de novembro de 2022

DOS RELATÓRIOS MANUAIS ÀS PLANILHAS ELETRÔNICAS ("Em tempos de transição Deus levanta os improváveis!" — Marcelo Rissma)

 


DOS RELATÓRIOS MANUAIS ÀS PLANILHAS ELETRÔNICAS ("Em tempos de transição Deus levanta os improváveis!" — Marcelo Rissma)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Sou professor sobrevivente da pandemia de Covid-19! Na escola do "velho normal" que gradativamente descia rumo ao submundo, nem um pouco, sentia-me apoiado pela organização, caminhava sozinho no meio do tiroteio. Do outro lado, a coordenação pressionada por mães desajustadas, defendia o cliente sem nem considerar o mérito da questão e resolvia conforme a conveniência.

Condenaram-me POR DIVERSAS VEZES, até por cerveja sem álcool que tomei fora das dependências da escola, denunciado por uma ex-aluna da EJA que ainda se alimentava do rancor como se eu fosse culpado de seu fracasso acadêmico. Outras, reclamando de mim para ganhar o direito de deixar seus filhos fazerem o que bem entendiam na escola, conseguiram vitória, conseguiram, nesse particular, pois a escola morre de medo da comunidade. Aquele futuro é este presente, ao castigo de Deus com a pandemia sem a tal socialização na escola.

           Depois de toda reunião dessas para regular professor, todos os presentes tinham de assinar a ata. Era assim que elas mostravam serviço. Então, assinei vários relatórios para a escola se resguardar de mim e da comunidade. Em toda ocorrência, ficava um tal DOCUMENTO nocivo para meu caráter, nas pastas da escola, junto aos meus diplomas, E eu continuava clamando pelo o apoio do novo diretor, que nunca foi diferente, diga-se de passagem.

           Por essas e outras repressões, deixei de denunciar alunos indisciplinados à coordenação pedagógica, por medo. Até hoje, pais sem educação também não educam seus filhos, mas "educam" os professores de seus filhos, na repressão, com uma denúncia atrás da outra! É assim que a escola "prostituta" da sociedade, heroína sem caráter, sobreviveu até agora.           

Dentro do quadro da fome e do direito ao "salve-se se puder", o distanciamento social modernizou sua imposição, matando seus professores de trabalhar inutilmente. Temos que fazer SIAP, MAPA DE NOTA, RELATÓRIOS DE AULAS E REUNIÕES NO MEET, REAMP, PLATAFORMA CLASSROOM, GRUPO WHATSAPP, GOOGLE FORMS, ENVIAR APOSTILA COM CONTEÚDO REPETIDO PARA OS "DESINTERNETIZADOS"  e deve ter mais... Quem inventou tudo isso não tinha bons propósitos com a Educação. Não sabia que as planilhas eletrônicas não ensinam nada, têm tudo de pedagogia e nada de ensino/aprendizagem, e a pandemia destruiu também a razão de existir da escola física. Por aqui sempre é tarde demais para ser infeliz. E nunca é demais, se o fim justifica os meios.  

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

O DESESPERO LEVA A LOUCURA ("Nunca foi sensata a decisão de causar desespero nos homens, pois quem não espera o bem não teme o mal." — Maquiavel)

 


O DESESPERO LEVA A LOUCURA ("Nunca foi sensata a decisão de causar desespero nos homens, pois quem não espera o bem não teme o mal." — Maquiavel)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

A pandemia da doença psicossomática chega ao extremo. Como louco, um professor de jaleco branco, com máscara de proteção respiratória, utilizando um megafone no doze, sai gritando nas ruas, subestimando os alunos, pais e os aplicativos da internet. Já se sabe que propaganda volante perturba mais que ajuda vender algum produto; por isso, nas grandes cidades não se vê mais isso. É um louco para mostrar serviço! Dizia ele: — "Tragam suas atividades, enviem as fotos para seus professores. Estamos fechando o bimestre. Feche com um dez este bimestre! Alunos ... tragam hoje às 14h. Compareçam, não percam esse ano. Estamos apenas no primeiro bimestre, dá tempo para começar agora. Atenção, pais e responsáveis orientem os seus filhos".  Para mim, ele é somente um comediante.

           A escola está sempre em desavença com a sociedade brigando por reconhecimento  e prestígio; e nesses pontos sociorreligiosos, os bons costumes sociais são ensinados, mas não são vividos. Presenciamos a misericórdia da corrupção, matando o profissionalismo e o bom-senso. Então, não esperem o respeito sem primeiramente não se dar esse respeito! Porém, acho que aprenderam com os alunos sobre o ganhar no grito. Será que vai dar certo?! Para mim nada é estranho, ou melhor, não existe nada novo debaixo do sol, como já disse o Salomão da bíblia! EM TEMPO DE DESESPERO, a inteligência é uma deformidade, e a beleza uma pobreza, vale até a inversão de valores, testa-se tudo! A maioria continuará vencendo até a morte chegar para todos, mais cedo ou mais tarde...! E salve a COVID-19 que "penetra somente em corpos incompatíveis com a vibração do amor ao próximo", como disse  Melissa Tobias, autora do livro A Realidade de Madhu.

domingo, 20 de novembro de 2022

O INFERNO DOS DEUSES ... ("É estupidez pedir aos deuses aquilo que se pode conseguir sozinho." — Epicuro)

 


O INFERNO DOS DEUSES ... ("É estupidez pedir aos deuses aquilo que se pode conseguir sozinho." — Epicuro)

Por Claudeci Ferreira de Andrade
 

Não acredito em livre-arbítrio, acredito em Deus onipresente, onisciente e onipotente, Ele me movimenta! Todavia disse o Sadhguru: "Esta ideia horrível de que há outro lugar melhor do que este foi criada por pessoas que fizeram de si mesmas um inferno. Se você faz de si mesmo um céu, se está extasiado, por que você desejaria ir a qualquer outro lugar? É preciso ver como fazer de si mesmo um céu. Caso contrário, mesmo que você viva no céu, você só sofrerá." Se isso fosse verdade, nada teria consequência. Quem tem poder de escolha também tem o controle do que está construindo e sabe o resultado. E não há erro, nem coincidência e nem acaso, somente a vontade de Deus. Se você tem livre-arbítrio, então você é Deus, constrói seu próprio céu, e o Lúcifer perdeu mais uma vez! Pois ele é o criador desta "fake news": ... e tornarão como Deus, conhecedores do bem e do mal. E criou seu próprio "céu" por querer ser Deus.            

Aqui, na terra, já não tenho dignidade alguma, e fui eu quem escolheu esta situação? Claro que não! Todo mundo vai para o céu sem mérito algum, só pode pelos méritos de Jesus. Então, não quero ir para lá, se eu pudesse escolher. Isto é predestinação! Se eu pudesse escolher, queria ir para o inferno, pois pelo menos irei para lá por mérito próprio, e estarei eternamente com a consciência limpa de que fiz por merecer algo: Isto é Livre-arbítrio! Mas, querer não é poder. Viver de Graça e por Graça é abusar dos méritos dos outros. Parasitismo é escolher para se dar bem, então morre o hospedeiro e o parasita. A predestinação pressupõe vida eterna.            

Ou, talvez, seja melhor passar a acreditar no livre-arbítrio e construir meu próprio céu e convidar o Satanás para vim morar comigo, tirando assim a dignidade dele. Se você é o chamado de Deus e eu lhe atrapalho, que eu seja humilhado e frustrado. Mas, o chamado sou eu, cumpra-se Is.41:11. “Todos os que se revoltam contra ti serão humilhados e frustrados; serão reduzidos a nada; e os que se colocam contra ti perecerão." CiFA

sábado, 19 de novembro de 2022

A CULMINÂNCIA DO NOVO (A)NORMAL ("Desfazer o normal há de ser uma norma." — Manoel de Barros)

 




A CULMINÂNCIA DO NOVO (A)NORMAL ("Desfazer o normal há de ser uma norma." — Manoel de Barros)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Logo que a pandemia da COVID-19 cumprir sua missão, a China  vitoriosa dará autonomia às suas mulheres. Os chineses copiarão o comportamento norte-americano, ditado por Kamala e Barbara Smith. O uso da máscara como antiviral cairá no  mundo todo, não impede os vírus, e como se parece com a  "burca" dos mulçumanos, haverá uma "desreligiozação" do significado dos acessórios. Wassyla Tamzali "Afirma que a burka não é muçulmana, não integra uma tradição religiosa, mas é um símbolo de dominação, de terrorismo intelectual, religioso e moral contra a liberdade das mulheres e, portanto, viola os direitos humanos e não pode ser tolerada." A Ásia Central percebendo o avanço, abolirá a tal vestimenta, e o Dragão transferirá  seu poder aos habitantes da terra através de um sinal: 666.

            A China quer conquistar as Américas e começará  copiando seus costumes para implantar os dela. "As uvas amadurecem observando outras uvas". Já é uma sequela da COVID-19 o lapso de memória; então esqueceremos quem éramos. Embora, deixemos restos de nós, por onde passamos, mas não é o suficiente. Pois, ao perfazer a espiral, assistimos aos nossos cacos se distanciando; E as separações continuarão, algumas peças se perderão para sempre. Não me recomponho nunca mais, o caos é crônico e as doenças são reincidentes. Minha identidade é nova, consiste de minhas novas acepções. Então, se você é estranho para mim, também não se lembrará de mim. Todavia, se eu for me esquecendo de mim mesmo e de você, não terei julgamento algum. (CiFA

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2013000100022