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domingo, 29 de dezembro de 2024

O "Doutorado" da Indisciplina ("A mente não é um vaso para ser preenchido, mas um fogo para ser aceso." — Plutarco)

 Crônica 






O "Doutorado" da Indisciplina ("A mente não é um vaso para ser preenchido, mas um fogo para ser aceso." — Plutarco)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

O cheiro do pincel marcador de quadro branco pairava no ar, misturado àquele aroma indefinível de início de ano letivo. As carteiras ainda arranhadas pelos ânimos do ano anterior, o quadro branco aguardando as primeiras anotações. A sala de aula, palco de tantos encontros e desencontros, me recebia mais uma vez. Mas, dessa vez, algo parecia diferente. Não era a ansiedade costumeira, nem a expectativa de reencontrar os rostos conhecidos. Era uma sensação de cansaço prévio, um peso nos ombros que não vinha das pilhas de cadernos a corrigir.

Lembrei-me de um comentário ouvido na padaria, enquanto tomava meu café da manhã: “Ô, Cifa, cê tá ligado que o bagulho tá feio, né? Se fosse pra eles aprenderem, já tinha rolado.” A voz grave do padeiro ecoava em meus ouvidos, misturada ao barulho da rua. Era a voz do povo, a sabedoria das ruas, crua e direta. Ele continuava, entre uma fornada e outra: “O professor tem que se virar num circo de palhaçada só pra manter os ‘foliões’ na linha. Os alunos não querem nem saber de estudar, o negócio é bagunçar e atrapalhar. A aula? Só uma desculpa pra se divertir, enquanto o mestre só tenta controlar a bagunça, o que é mais complicado que achar Wi-Fi de graça hoje em dia.”

Aquelas palavras, embora carregadas de um certo exagero, ressoavam com uma verdade incômoda. A cada ano, parecia que me tornava menos professor e mais um equilibrista, tentando manter a ordem em um picadeiro improvisado. O tempo que deveria ser dedicado à partilha do conhecimento, à construção do pensamento crítico, se esvaía em meio a chamados de atenção, conversas paralelas e celulares acesos. O mestre, outrora um guia, via-se obrigado a se “doutorar em negar objeções de alunos foliões”, como eu mesmo havia pensado.

A imagem era forte: um doutorado em lidar com a indisciplina. Um título que não constava em nenhum currículo, mas que se impunha na prática diária. A cada interrupção, a cada comentário fora de hora, um grão de areia a mais na balança do desgaste. A verdadeira aprendizagem, aquela que nutre a alma e expande os horizontes, ficava relegada a segundo plano, sufocada pelo barulho da algazarra.

Lembrei-me então de uma frase de Alfred Montapert: “Nem todos podem tirar um curso superior. Mas, todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espírito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa.” A frase me tocou profundamente. Não se tratava apenas de transmitir conteúdos programáticos, mas de cultivar valores, de despertar o respeito mútuo, de plantar sementes que germinariam para além dos muros da escola.

Enquanto observava os alunos entrarem na sala, com seus fones de ouvido e conversas animadas, respirei fundo. O desafio era grande, mas não impossível. Talvez, pensei, a verdadeira doutrinação não fosse em negar objeções, mas em encontrar novas formas de conectar aqueles jovens com o saber, de transformar o picadeiro em um espaço de diálogo e construção. O ano letivo começava, e com ele a esperança de que, entre o barulho e a bagunça, pudéssemos encontrar juntos o caminho para a verdadeira aprendizagem. Que a labuta diária não nos roubasse a chama da esperança em dias melhores.


Como professor de sociologia do Ensino Médio, elaborei 5 questões discursivas sobre o texto apresentado, buscando explorar os principais temas sociológicos presentes:


1. O texto descreve o professor como um "equilibrista em um picadeiro improvisado". De que forma essa metáfora se relaciona com o conceito sociológico de trabalho alienado, considerando a perda do controle sobre o próprio trabalho e o desgaste profissional?


2. A fala do padeiro traz uma visão popular sobre a educação e o papel do professor. Como a sociologia analisa as representações sociais sobre a escola e os educadores, e de que maneira essas representações influenciam as práticas pedagógicas e as relações entre professores e alunos?


3. O texto aborda a dificuldade de manter a ordem e o foco dos alunos em sala de aula, mencionando o uso de celulares e conversas paralelas. Como a sociologia explica o fenômeno da indisciplina escolar, considerando fatores como as transformações sociais, as novas tecnologias e as mudanças nos valores culturais?


4. A frase de Alfred Montapert destaca a importância do respeito, dos valores e das qualidades de espírito. De que forma a sociologia compreende o papel da escola na socialização dos indivíduos e na transmissão de valores, e como esses valores se relacionam com a construção da cidadania?


5. O autor expressa a esperança de transformar o "picadeiro" em um espaço de diálogo e construção. Como a sociologia analisa o conceito de espaço social e de que maneira a organização do espaço escolar pode influenciar as interações entre os sujeitos e os processos de ensino e aprendizagem?



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