"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

quinta-feira, 14 de março de 2024

ANTIFARISEU — Ensaio Teológico IV(19) “Racionalidade e Progresso: Uma Revisão Crítica da Decadência Moral Percebida”

 


ANTIFARISEU — Ensaio Teológico IV(19) “Racionalidade e Progresso: Uma Revisão Crítica da Decadência Moral Percebida”

Por Claudeci Ferreira de Andrade

O ensaio a seguir aborda a visão pessimista de alguns fanáticos sobre a decadência moral da raça humana, oferecendo uma perspectiva alternativa baseada na racionalidade e no progresso humano.

Os fanáticos enfatizam a suposta decadência moral da humanidade, apoiando-se em interpretações bíblicas e referências a autores renomados. No entanto, essa visão pode ser contestada através de uma análise crítica e lógica. Como disse o filósofo Immanuel Kant, "O esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado".

A racionalidade humana e a busca pelo conhecimento são elementos fundamentais para entender a sociedade contemporânea. Em vez de recorrer a passagens bíblicas, podemos citar pensadores modernos e dados empíricos. Carl Sagan, um renomado cientista, afirmou: "A ciência é uma maneira de pensar muito mais do que um corpo de conhecimento". Essa perspectiva destaca a importância do pensamento crítico e do método científico.

A ideia de que a humanidade está em declínio pode ser questionada ao considerar os avanços sociais, científicos e tecnológicos. Dados sobre a redução da pobreza, avanços na medicina e aumento da expectativa de vida contrapõem a visão pessimista desses alarmistas.

Por fim, em vez de focar na dualidade entre "os eleitos" e os demais, devemos promover uma visão mais inclusiva e pluralista, reconhecendo a diversidade de perspectivas e experiências que enriquecem a sociedade. Como disse o apóstolo Paulo em Gálatas 3:28, "Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus".

Nenhum comentário: