"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

segunda-feira, 4 de março de 2024

CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico IV(12) "A Sabedoria como Conhecimento Prático e Adaptativo"

 



CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico IV(12) "A Sabedoria como Conhecimento Prático e Adaptativo"

Por Claudeci Ferreira de Andrade

O ensaio proposto questiona a ideia de que a sabedoria é a chave para uma vida bem-sucedida, sugerindo uma interpretação mais contemporânea e racional.

A sabedoria, no contexto moderno, é vista como um conhecimento prático e adaptativo. Como disse Albert Einstein, "A medida da inteligência é a capacidade de mudar". A importância do aprendizado contínuo e do desenvolvimento de habilidades é destacada, em vez de uma dependência estrita de referências bíblicas.

A vida é complexa e imprevisível, e superar obstáculos é parte do processo de crescimento e aprendizado. Como afirmou Friedrich Nietzsche, "Aquilo que não me mata, me fortalece". A resiliência e a capacidade de aprender com os desafios são mais relevantes do que evitar completamente as dificuldades.

A ênfase na humildade e na submissão a autoridades religiosas é questionada, destacando-se a importância da autonomia e da responsabilidade individual. Como Paulo escreveu aos Gálatas (Gálatas 5:1), "Foi para a liberdade que Cristo nos libertou".

Em resumo, a vida não é necessariamente uma escolha entre seguir o caminho da sabedoria ou o caminho da tolice, mas sim uma jornada complexa que exige adaptação, resiliência e um equilíbrio saudável entre ambição e contentamento. Como Salomão escreveu em Provérbios (Provérbios 4:7), "A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento".

Nenhum comentário: