"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

terça-feira, 26 de março de 2024

ANTIFARISEU — Ensaio Teológico IV(28) "Aprovação do Papa Francisco para bênçãos a casais do mesmo sexo"

 


ANTIFARISEU — Ensaio Teológico IV(28) "Aprovação do Papa Francisco para bênçãos a casais do mesmo sexo"

Por Claudeci Ferreira de Andrade

A decisão do Papa Francisco de abençoar casais do mesmo sexo representa um marco na postura da Igreja Católica em relação à comunidade LGBTQ+. Esta mudança gradual, como observado por Paulo Freire, "não é um mar a ser atravessado, é um caminho a ser percorrido". A abordagem de Francisco de respeito e compaixão desafia as posturas mais rígidas da instituição, ecoando a passagem bíblica de Mateus 7:1, "Não julgueis, para que não sejais julgados".

Ao equilibrar a doutrina tradicional com uma compreensão mais inclusiva da vida moderna, Francisco enfatiza a acolhida a todos, reconhecendo a diversidade de estilos de vida. Esta tentativa de adaptar a igreja às necessidades e experiências das pessoas reflete a filosofia de Immanuel Kant, que afirmava que "o ser humano é o fim em si mesmo".

Embora a doutrina não tenha sido formalmente alterada, a decisão do Papa demonstra um apoio mais expressivo aos católicos gays. Ele reconhece que a graça de Deus está presente na vida daqueles que se veem como humildes pecadores, ecoando Lucas 15:7, "Haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende...". Esta decisão destaca a evolução do pensamento da Igreja em relação à homossexualidade, uma área de profundas divergências entre as denominações cristãs, isto é, o Céu está feliz poque a igreja se arrepende da homofobia.

Finalmente, como eu disse, "Quem sou eu para julgar?". A igreja está dando um passo na direção certa, mas sempre haverá resistência. Como Sócrates disse, "A única coisa que sei é que nada sei", e assim, aguardamos para ver como a comunidade reagirá a essa mudança.

https://edition.cnn.com/2023/12/19/europe/popes-aproval-of-same-sex-blessings-intl/index.html

https://digital.dm.com.br/#!/view?e=20231219&p=2

Nenhum comentário: