"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

quinta-feira, 7 de março de 2024

ANTIFARISEU — Ensaio Teológico IV(14) "A complexidade das relações humanas e a influência da fé e da moralidade nessas interações."

 


ANTIFARISEU — Ensaio Teológico IV(14) "A complexidade das relações humanas e a influência da fé e da moralidade nessas interações."

Por Claudeci Ferreira de Andrade

A advertência bíblica para evitar amizades com pessoas consideradas más, como expresso em Provérbios 4:10-13, pode ser vista como uma orientação para a proteção pessoal e espiritual. No entanto, essa perspectiva pode limitar a compreensão humana e o crescimento pessoal. Como o filósofo Friedrich Nietzsche afirmou, "Aquele que luta com monstros deve ter cuidado para não se tornar um monstro. E se você olhar muito tempo para o abismo, o abismo olha para você."

A ideia de que o caminho dos ímpios é perigoso, conforme descrito em Provérbios 4:16-19, pode ser interpretada como uma advertência contra a tentação e a corrupção. No entanto, a diversidade de experiências e caminhos pode enriquecer o entendimento e o crescimento individual. Como disse o apóstolo Paulo em Romanos 8:28, "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."

A citação de I Coríntios 15:33, que afirma que más companhias corrompem bons costumes, destaca a importância de escolher cuidadosamente nossas associações. No entanto, como o filósofo Sócrates observou, "Não é o homem que é bom para o amigo que é amigo, mas o homem que é amigo do que é bom para o amigo."

A sugestão de que a regra de evitar amigos mundanos teria salvado diversas figuras bíblicas é questionável, pois a vida é multifacetada e sujeita a diversas circunstâncias imprevisíveis. Como Jesus disse em João 8:7, "Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra."

Em uma perspectiva mais aberta, reconhecemos que a vida é composta por uma rede complexa de relacionamentos e experiências. A diversidade de influências pode contribuir para o crescimento e desenvolvimento pessoal, desafiando a rigidez de conceitos preestabelecidos. Como o filósofo Immanuel Kant afirmou, "O esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade de que ele próprio é culpado."

Nenhum comentário: