"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

quarta-feira, 20 de março de 2024

ANTIFARISEU — Ensaio Teológico IV(24) "A importância da comunicação eficaz"

 


ANTIFARISEU — Ensaio Teológico IV(24) "A importância da comunicação eficaz"

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Em um mundo cada vez mais complexo, a premissa de controlar o discurso e guardar a língua é válida. No entanto, ao examinarmos as instruções religiosas, podemos questionar a rigidez dessa abordagem. Como Provérbios 18:21 diz: "A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto".

A psicologia moderna, representada por Marshall Rosenberg, criadora da Comunicação Não Violenta, destaca a importância da expressão autêntica e da assertividade na comunicação. Ela argumenta que reprimir nossos sentimentos e pensamentos pode levar a uma comunicação ineficaz e a conflitos internos.

C. S. Lewis, em seus escritos, enfatiza a importância de utilizar a razão ao se comunicar, destacando que a verdadeira sabedoria vai além da mera restrição verbal. Ele escreveu: "A razão é a substância natural do verdadeiro eu, é por isso que um homem não pode ser humano sem ela".

O filósofo contemporâneo Alain de Botton argumenta que a comunicação eficaz requer habilidades emocionais e intelectuais, indo além da simples rejeição de palavras consideradas "ímpias". Ele afirma: "A verdadeira comunicação é impossível sem vulnerabilidade e humildade".

Portanto, ao invés de nos concentrarmos estritamente em guardar o coração e rejeitar a linguagem ímpia, podemos adotar uma abordagem mais holística, reconhecendo a importância da autenticidade, da assertividade e da inteligência emocional na comunicação contemporânea. Ao fazê-lo, buscamos uma compreensão mais profunda da complexidade humana, promovendo uma comunicação mais rica e eficaz em um mundo em constante transformação. Como Efésios 4:29 nos lembra: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem".

Nenhum comentário: