"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sexta-feira, 1 de março de 2024

CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico IV(9) “Sabedoria e Vida: Uma Análise da Espiritualidade no Mundo Moderno”

 


CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio Teológico IV(9) “Sabedoria e Vida: Uma Análise da Espiritualidade no Mundo Moderno”

Por Claudeci Ferreira de Andrade


A sabedoria é, sem dúvida, um valor inestimável, mas a vida é complexa e não pode ser reduzida a uma única dimensão. Como disse Albert Einstein, "A medida da inteligência é a capacidade de mudar". A vida de Howard Hughes e da princesa Diana são exemplos de como a sabedoria não garante uma vida plena.

Os religiosos argumentam sobre a primazia da sabedoria, baseando-se nas histórias bíblicas de Salomão e Davi. No entanto, como disse o filósofo Sócrates, "Só sei que nada sei", indicando que a sabedoria vem do reconhecimento de nossa própria ignorância.

A educação acadêmica, as conquistas atléticas e o sucesso financeiro são aspectos importantes da vida e não devem ser vistos como desvios do caminho sábio. Como disse o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 9:24, "Vocês não sabem que dentre todos os corredores no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal maneira que alcancem o prêmio".

A sabedoria não deve ser buscada exclusivamente através da leitura das Escrituras, pois isso pode limitar nosso entendimento do mundo. Como disse o cientista Carl Sagan, "Somos uma maneira do cosmos se conhecer", sugerindo que a busca pelo conhecimento é uma parte fundamental de nossa existência.

Em suma, uma abordagem equilibrada, que reconheça a interconexão de valores espirituais, intelectuais e práticos, ofereceria uma visão mais realista e aplicável às demandas do mundo atual.

Nenhum comentário: