"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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sábado, 17 de setembro de 2022

FANÁTICO É INCOERENTE ("A incoerência faz parte da vida daqueles que não entendem as palavras de Deus." — Pr. Gabriel Amorim)

 


FANÁTICO É INCOERENTE ("A incoerência faz parte da vida daqueles que não entendem as palavras de Deus." — Pr. Gabriel Amorim)

Por Claudeci Ferreira de Andrade
 

O Deus vendido pelos charlatões igrejeiros não quer que façamos algo errado, mas permite alguma coisa que o pastor considera certo, quando insistimos muito sobre isso ou aquilo que não é tão errado, aí é-nos deliberado misericórdia. A mãe é culpada, quando não quer que o filho vá tomar banho no rio, naquele dia em que teve pressentimentos maternos; porém, o permitiu depois de muita insistência dele, e lá se afogou. Logo, ela eternamente sentirá a perda do filho amado como consequência do seu pecado deliberado não sou dizer não, na hora certa. Quem pode julgar a Deus? Ele também não sabe dizer não? Todos os fanáticos são incoerentes. Até quando vão dizer que Deus permite o que não quer que façamos?

Estes mesmos idiotas dizem que política, religião e futebol não se discute, É claro com esse tipo de gente não pode discutir assunto algum, tudo vira briga. Pois, não se respeitam e nem os outros. Sim, do outro lado, as pessoas civilizadas discutem quaisquer temas e se permitem pensar diferente uns dos outros: "Não deixe a diversidade se transformar em adversidade." (Jadson Ferreira). CiFA

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

MANIPULADORES SERVEM BANQUETES ("Ainda que as manteigas derretam e os leites azedem, faremos bom proveito da gordura e das sobremesas." — augusto andrade)

 


MANIPULADORES SERVEM BANQUETES ("Ainda que as manteigas derretam e os leites azedem, faremos bom proveito da gordura e das sobremesas." — augusto andrade)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Oferecem-se  iscas nas escolas públicas, porque a matriz curricular é abstrata demais para ensinar adolescentes para a vida real. Assim penso que todos nós nos  encaixamos na descrição conceitual de Richard Bach: "Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Fazer é demonstrar que você o sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você." E na coerência do professor, as verdades parecem mentiras para concorrerem com as mentiras que parecem verdades. E assim, a gente se mostra tão imperfeito e instável que nossa revolta com o erro não serve, por ser injusta demais. Então, precisamos chamar o monstro de nossos sonhos para destruir nossos manipuladores, mas que não precisa nos tirar do banquete de fezes, de cujas sobremesas cheiram DELICIOSO CHOCOLATE. Como escapar dos manipuladores se, de alguma forma, também o somos? (CiFA.

quarta-feira, 14 de setembro de 2022

ÁGUA PRIVATIZADA ("A falta do saber e a falta de informações são os princípios da manipulação" — Diôgo Pantoja)

 


ÁGUA PRIVATIZADA ("A falta do saber e a falta de informações são os princípios da manipulação" — Diôgo Pantoja)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

A mídia, sim, mata as pessoas por desidratação da verdade; ninguém vai morrer de sede. As máquinas dessalinizadoras vão acabar com as águas dos oceanos? O sol, que fornece energia para as condensadoras da umidade do ar, vai desaparecer? O incentivo é para os pobres economizarem água tratada, assim os ricos banham livremente, sem consciência pesada, em suas piscinas, e os empresários justificam o preço da água tratada nas torneiras da casa de qualquer um. O pior disso é o "gado" irracional, visitando escolas, reproduzindo o discurso que a água vai acabar! Quais sentimentos aprecia o gado quando é levado para o frigorífico como se fosse para o paraíso? Só falta as mídias dizerem que a água sai da atmosfera e vai parar de chover. Aí, os terraplanistas terão que aquecer o domo que reveste a terra para desembaçá-lo. De qualquer jeito, Vão matar até o Capiroto, jogando veneno na água para purificá-la, já que não podem acabar com ela e nem fabricá-la. Mesmo porque a água fabricada seria mais cara, pois a somente engarrafada já prenuncia essa verdade. Cadê as chuvas? (CiFA

terça-feira, 13 de setembro de 2022

ALUNO NÃO É DISCÍPULO, PROFESSOR NÃO É MESTRE ("Miserável coisa é pensar ser mestre, quem nunca soube ser discípulo." — F. de Rosas)

 


ALUNO NÃO É DISCÍPULO, PROFESSOR NÃO É MESTRE ("Miserável coisa é pensar ser mestre, quem nunca soube ser discípulo." — F. de Rosas)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Quando li esta frase de Paolo Mantegazza: "Mestre que não é amado pelos seus discípulos é um mau mestre." Eu me desesperei para entender o que está acontecendo comigo. Será que a culpa é toda minha pelo DESCASO QUE SOFRO NAS ESCOLAS EM QUE PASSEI? Em minhas aulas que ministro atualmente, o que acontece para serem tão desrespeitadas? Lembrei-me de uma aluna da primeira série do Ensino Médio, quando a repreendi porque me trouxe para "vistar", valendo nota, seu caderno com as atividades copiadas da colega. Então lhe disse: — como você conversa paralelamente a aula toda, nunca assistiu uma aula minha de sociologia, aliás perturbou todas, e tem todas as atividades no caderno? Mas, "quem fala o que quer escuta o que não quer". Eu não precisava ouvir o que ela tinha para me dizer: — Não me interesso em suas aulas, porque não concordo com nada que você fala. Bastava eu ficar calado, para dormir em paz naquele dia! Então, depois de um tempo de agonia e inquietação no espírito, confortei-me na concepção DE TER alunos e não discípulos. MEUS Conceitos ESTAVAM EQUIVOCADOS, ALUNO NÃO É DISCÍPULO, PROFESSOR NÃO É MESTRE. Aff, que alívio!

Paulo Freire tinha dito que ninguém ensina ninguém, as pessoas aprendem. Os alunos agora querem ensinar os professores ou querem apenas domesticá-los, fazendo resistência às suas boas intenções. Professores bem sucedidos são os que dizem o que os alunos querem ouvir. Por que ainda existem escolas e educação formal? "O mestre disse: Por natureza, os homens são próximos; a educação é que os afasta." (Confúcio). CiFA

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

OS PADRASTOS ("Não se iluda meu bem, nunca irá existir um padrasto bom, e nem madrasta". — Sther Cerulli)

 


OS PADRASTOS ("Não se iluda meu bem, nunca irá existir um padrasto bom, e nem madrasta". — Sther Cerulli)

Por Claudeci Ferreira de Andrade
 

Vida de padrasto é uma desgraça: — "você não é meu pai"! Como pode ser feliz com uma mulher que já é mãe dos filhos de outro? Se é carinhoso com os enteados é suspeito de abusador; se é distante, é frio e não os ama. De toda forma, é passível de denúncia. Se a mãe faz vista grossa, está chantageando-o e/ou subornando com a filha menor de idade para ficar com ele. Qual das três  categorias é mais digna da felicidade familiar? Enfim, não existe almoço de graça! Só permanece quem acha que está lucrando.  

           Não são raras as notícias de abusos por padrastos. Já chega a ser considerado comum a vigilância constante do comportamento dos padrastos para prevenir acidentes de percurso. Feliz os que não sabem os riscos que estão correndo, e continuam ficando em casa com as crianças para a esposa ir trabalhar. Já pensaram se ela acha um "chifre" por lá?

 (CiFA

sábado, 10 de setembro de 2022

O ESCREVER NÃO TEM FIM PARA QUEM NÃO SABE LER ("A questão não é escrever... é deixar escrito. " — Mc Marechal)

 


O ESCREVER NÃO TEM FIM PARA QUEM NÃO SABE LER ("A questão não é escrever... é deixar escrito. " — Mc Marechal)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

O único texto que Jesus escreveu foi na areia, e seus leitores mal leram e se retiraram sem nada dizer. Eu queria entender a razão daquele comportamento deles, e porque os discípulos não selecionaram, copiaram e colaram para calar seus assassinos? Jesus não editou, e ninguém voltou para conferir a compreensão ou fazer qualquer interpretação. Mas, fez o efeito esperado na hora. Todos abandonaram a ideia de apedrejar a mulher pega em adultério. Por que quero eu vaidosamente que meus leitores curtam e comentem meus textos aqui na internet, basta só os lerem. Se lerem e se retirarem em silêncio, já justifica o poder da mensagem bem dirigida. Todavia o tolo fingem que entendeu para esconder a evidência de que não sabe ler e condena o autor por coisas que ele não disse: Um aluno meu trouxe a mãe à escola para me esculachar e fez barraco danado, porque convidei os retardatários para terminar a prova na outra sala. Ele entendeu que lhe chamei de retardado. Noutra ocasião respondi para outros alunos que me chamavam de velho feio: — Sou feio, mas não como você!  E os "aletrados"  não viram que a palavrinha "como" aqui não é verbo, é somente uma conjunção comparativa. Sou responsável pelo que digo, porém não posso ser responsabilizado pelo que você entende, por sua falta de outras leituras.

           Toda expressão é ambígua, as pessoas veem o que querem ver! Foi o que levou um professor a me condenar, porque eu disse que todo imbecil tem um carro. Referi-me àqueles que não respeitam a faixa de pedestre, o semáforo, usam o carro como instrumento de vaidade, etc. Vejam, eu não disse que todos que têm carro é imbecil! Só não entendo o porquê tenho de editar meus textos, por causa dos que não sabem ler, e nunca estão prontos e acabados. Seria eu escravo do analfabetismo dos outros apesar de meus diplomas em letras e linguística?  Será que a primeira versão não os convenceu ou perderam seu tempo, lendo o que precisava melhorar?  No caso bíblico, a mensagem foi entregue e não dá para saber quem leu mal ou bem, importou o comportamento raso, e o mundo está cheio de religião baseadas em uma bíblia única. Aqui no meu caso a mensagem está sendo entregue, agora cabe ao leitor a reação motivada pelo seu conhecimento de mundo ou desconhecimento. Você não pode ser eu, e nem eu posso ser você! A diversidade importa...  Tito 1:15 "Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados". Os maus vigiam, planejam, rangem os dentes, e conspiram para matar os justos (Sl 37:12,32). Acredite, caro leitor. Sou responsável pelo que escrevo e você pelo que entende.

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

POLÍTICA E RELIGIÃO MOLDAM O CARÁTER ("A política é a ciência da liberdade." — Pierre-Joseph Proudhon) — ("A religião é ótima para manter as pessoas caladas." — Napoleão Bonaparte)

 


POLÍTICA E RELIGIÃO MOLDAM O CARÁTER ("A política é a ciência da liberdade." — Pierre-Joseph Proudhon) — ("A religião é ótima para manter as pessoas caladas." — Napoleão Bonaparte)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Qualquer aluno tem este clichê deslizando facilmente por sua boca: "política e religião não se discute". Eu sempre achei necessário discutirmos política e religião em qualquer lugar e qualquer hora como critério de crescimento intelectual e melhora de vida, mas eles me atrofiaram. Então, continuo insistindo, se nos excluirmos dos assuntos que regem o mundo, aceitamos automaticamente o que os líderes, mal intencionados, fazem e determinam para nossa vida. Todo mundo tem a bula da educação, todos querem ensinar o professor a ensinar. Mas, ninguém sabe ensinar o aluno a aprender. E o aluno repreende o mestre dizendo que ele não pode dizer isso ou aquilo, se não sabe o que é ser aluno, vai saber o que é ser professor? Um mestre pisando em ovos, medroso é medonho. Neste caso, todos se acham no direito de denunciar o professor, até por "olhares maldosos".

Por isso, tive de passar por uma experiência ofensiva: quando na minha aula de filosofia tratando sobre o trabalho e os conceitos de Karl Marx , eu disse que a prostituição é uma trabalho. E um aluno descuidado com os estudos, um indisciplinado e desrespeitador, só para contradizer o professor pagando de expoente para seus admiradores, disse em alto tom: "Eu acho desnecessário". Não deveria me sentir assim, mas fiquei sem jeito, pois achei que nada é necessário para ele. Todavia, a questão é, restringir o que o professor deve ou não discutir em sala de aula, deve ser papel da Secretaria de Educação. Até porque o aluno está ali para aprender e não para ensinar. Agora, explico que uma das razões da péssima qualidade da escola pública é o empoderamento exagerado dos alunos para agradar o cliente, dizem até que eles pagam nosso salário. "Bem pudera." CIFA

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

O CONGREGAI DA BÍBLIA OU lockdown DA PANDEMIA? ("Descobri a causa do coronavírus: Deus SI cansou." — Sérgio Sant'Anna)

 


O CONGREGAI DA BÍBLIA OU lockdown DA PANDEMIA? ("Descobri a causa do coronavírus: Deus SI cansou." — Sérgio Sant'Anna)

Por Claudeci Ferreira de Andrade
 

Em tempo de coronavírus agravado, eu estimo os leucócitos dos fortes que comem as células doentes, infectadas; numa missão suicida, para a saúde do organismo. Com isso, aprendi que se combate o mal é com o mal, e se paga o bem é com o bem. Dessa forma, matam ou salvam em nome das estatísticas geradoras de renda. Pelos altos números de mortos em todo mundo, entendi que Deus ama mais o Parasita do que o hospedeiro por uma missão específica. Porém, o Opositor ensina o contrário: matar para se salvar, que não significa fazer ao outro o que exatamente gostaria que o outro lhe fizesse, mas, sim, fazer o que agrada a si mesmo. Assim, vivemos neste mundo no "salve-se se puder": O PECADO É MORTAL, todavia o livramento vem de Deus. Se a Bíblia manda congregar/aglomerar-se, estão, fica a pergunta: quem não é de Deus o vírus ou a Bíblia, ou ainda a empregabilidade do tudo que Deus nos providencia? Lembrando que a Besta do Apocalipse é um poder político! O mal é a possibilidade de usar erradamente o que é bom. CiFA

terça-feira, 6 de setembro de 2022

A BÍBLIA É TODA APOCALIPSE ("Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver..." — II Tm. 3:16)

 


A BÍBLIA É TODA APOCALIPSE ("Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ministrar a verdade, para repreender o mal, para corrigir os erros e para ensinar a maneira certa de viver..." — II Tm. 3:16)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Gosto de pensar que minha vida é bidimensional: físico e espiritual. O físico é minha relação com o mundo material; O espiritual, a ligação com a religiosidade. E o mental subsidia os dois pés.  Nesse momento, estou voltado à pesquisa da torah e do judaísmo. Ou melhor, estou estudando sobre os acontecimentos finais ou apocalípticos. E acho que estou compreendendo a movimentação ao meu redor. Sinto-me preparado para colocar em prática o que anda restrito ao plano mental, físico e material, principalmente o gosto pela liberdade e, pelo menos, a maneira de olhar a vida. Vou provar que sei tomar decisões independentes e correr atrás do que quero acertadamente.

          O outro apocalipse, do Nostradamus, disse que o mundo vai acabar em 2060, desse jeito eu não posso esperar (cê senta? não!). Eu queria assistir as Bestas do verdadeiro apocalipse consertarem este mundo besta. Que este seja mais iminente do que aquele, pois é mais eminente. CiFA

domingo, 4 de setembro de 2022

PROFESSOR FERRAMENTA ("Para aqueles que têm apenas um martelo como ferramenta, todos os problemas parecem pregos." — Mark Twain)

 


PROFESSOR FERRAMENTA ("Para aqueles que têm apenas um martelo como ferramenta, todos os problemas parecem pregos." — Mark Twain).

Por Claudeci Ferreira de Andrade
 

No novo normal é assim: A escola em desespero, perdida no emaranhado das tecnologias, grudada no osso que não serve mais, veste o caderninho de plano enfeitado (Planilhas e mais planilhas). Alguém está querendo consertar ou só se estabelecer? Se pelo menos voltassem um pouco mais até ao tempo dos bons professores, quando um sábio falava, o prudente escutava, inclusive o tolo calava-se, fingindo ser sábio! Hoje, os tolos nem disfarçam, já diziam aos incomodados com ele: "a internet deu voz aos idiotas" para falarem muito, pois quem muito fala, muito erra. O filósofo falou que o tolo fala porque tem de falar, o sábio fala porque tem o que falar. Mas, hoje, quem considera professor algum sábio? Pois tudo de ruim na educação moderna e por tudo que não deu certo, a culpa é imputada ao professor "CARPINTEIRO DO MUNDO" que ainda não está inserido no mundo digital. Porém, sempre lendo na cartilha das coordenadoras que em sua maioria também estão desatualizadas! Aí, os departamentos superiores insistem em nos aterrorizar com ameaças, fazendo-nos dobrar em obediência cega por medo de perder o emprego; Acham mais fácil do que conquistar nosso respeito por eficiência, amor e admiração. Alguns de nós até se confortam justificando-se com o lugar comum: "manda quem pode, obedece quem tem juízo". O PROFESSOR É FERRAMENTA DE TRABALHO do sistema PEDAGÓGICO, ASSIM COMO O CARPINTEIRO QUER SUAS FERRAMENTAS TRABALHANDO PARA ELE... Esta é a nova roupagem do Maquiavel ressuscitado. CiFA

sábado, 3 de setembro de 2022

TODA EXPERIÊNCIA É DOLOROSA ("Não se aprende bem a não ser pela experiência." — Francis Bacon)

 


TODA EXPERIÊNCIA É DOLOROSA ("Não se aprende bem a não ser pela experiência." — Francis Bacon)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Quem só foi professor à vida toda não é professor DE VERDADE. A experiência conta mais que a letra. Didática não é ensino, é estratégia; estratégia é artimanha, não é conteúdo.  "O melhor professor da vida é a experiência; ela cobra caro, mas explica bem. Experiência é um troféu composto de todas as armas que nos feriram" — Dr. Afonso. Porém, os alunos querem ouvir atentamente os professores institucionalizados ou flutuantes, contanto que sejam novinhos e bonitos: professoras lindas são respeitadas e admiradas. Logo os concursos para professores terão critérios de avaliação, os mesmos de concursos para Miss Brasil: agradar os olhos dos alunos e dos pais. E a aparência não conta para o gestor convidar suas coordenadoras?

         Vale mais o conhecimento experiencial do que os teóricos. Simulação  não é realidade.  Chamo de professor quem entrou no sistema educacional com 40 anos de idade, pois já teve tempo de experimentar o mínimo suficiente para ensinar.  O que um terceira idade quer com ideologia de gênero? "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina — Cora Coralina.  

           Então concluo: Só ensina quem aprende, e isso demanda tempo e experimentação da vida.  O ideal seria ser professor e exercer outra profissão também, por falta disso é muito fácil ser professor no atual sistema educacional, só exigem beleza e conhecimento teórico. Nesse momento de aulas digitais, quem é professor de verdade? Certamente, os que já viveram no mundo da informática, etc. Os idosos deveriam prestar pelo menos para ensinar: Deus não é injusto! É um pecado imperdoável aprender tanto para ser enterrado nos sete palmos.  CiFA