"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sábado, 10 de setembro de 2022

O ESCREVER NÃO TEM FIM PARA QUEM NÃO SABE LER ("A questão não é escrever... é deixar escrito. " — Mc Marechal)

 


O ESCREVER NÃO TEM FIM PARA QUEM NÃO SABE LER ("A questão não é escrever... é deixar escrito. " — Mc Marechal)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

O único texto que Jesus escreveu foi na areia, e seus leitores mal leram e se retiraram sem nada dizer. Eu queria entender a razão daquele comportamento deles, e porque os discípulos não selecionaram, copiaram e colaram para calar seus assassinos? Jesus não editou, e ninguém voltou para conferir a compreensão ou fazer qualquer interpretação. Mas, fez o efeito esperado na hora. Todos abandonaram a ideia de apedrejar a mulher pega em adultério. Por que quero eu vaidosamente que meus leitores curtam e comentem meus textos aqui na internet, basta só os lerem. Se lerem e se retirarem em silêncio, já justifica o poder da mensagem bem dirigida. Todavia o tolo fingem que entendeu para esconder a evidência de que não sabe ler e condena o autor por coisas que ele não disse: Um aluno meu trouxe a mãe à escola para me esculachar e fez barraco danado, porque convidei os retardatários para terminar a prova na outra sala. Ele entendeu que lhe chamei de retardado. Noutra ocasião respondi para outros alunos que me chamavam de velho feio: — Sou feio, mas não como você!  E os "aletrados"  não viram que a palavrinha "como" aqui não é verbo, é somente uma conjunção comparativa. Sou responsável pelo que digo, porém não posso ser responsabilizado pelo que você entende, por sua falta de outras leituras.

           Toda expressão é ambígua, as pessoas veem o que querem ver! Foi o que levou um professor a me condenar, porque eu disse que todo imbecil tem um carro. Referi-me àqueles que não respeitam a faixa de pedestre, o semáforo, usam o carro como instrumento de vaidade, etc. Vejam, eu não disse que todos que têm carro é imbecil! Só não entendo o porquê tenho de editar meus textos, por causa dos que não sabem ler, e nunca estão prontos e acabados. Seria eu escravo do analfabetismo dos outros apesar de meus diplomas em letras e linguística?  Será que a primeira versão não os convenceu ou perderam seu tempo, lendo o que precisava melhorar?  No caso bíblico, a mensagem foi entregue e não dá para saber quem leu mal ou bem, importou o comportamento raso, e o mundo está cheio de religião baseadas em uma bíblia única. Aqui no meu caso a mensagem está sendo entregue, agora cabe ao leitor a reação motivada pelo seu conhecimento de mundo ou desconhecimento. Você não pode ser eu, e nem eu posso ser você! A diversidade importa...  Tito 1:15 "Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados". Os maus vigiam, planejam, rangem os dentes, e conspiram para matar os justos (Sl 37:12,32). Acredite, caro leitor. Sou responsável pelo que escrevo e você pelo que entende.

Nenhum comentário: