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MINHAS PÉROLAS

sexta-feira, 24 de março de 2023

JÉSSICA, MINHA LILITH! ("O que falta para eu entender que acabou? Que dor falta sentir?" — Tati Bernardi)

 

JÉSSICA, MINHA LILITH! ("O que falta para eu entender que acabou? Que dor falta sentir?" — Tati Bernardi)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Eu aqui, escrevendo e pensando no Jardim do Éden, fui assaltado pelo "meme" viral: "Já acabou, Jéssica?". O contraste entre a pureza bíblica e a impaciência digital me colocou num ponto intermediário — onde vive a minha própria Jéssica. Ela é uma figura mitológica do conforto, aquela que nunca termina o que começa e que refrigera o coração cansado. Para mim, ela talvez seja o que Lilith foi para Adão: uma força irresistível, autônoma e indomável. Quem se envolve com uma Jéssica deseja que o tempo pare; quanto mais demorar, melhor, pois o "espancamento da vida" já não significa mais nada.

Todos nós temos uma Jéssica que nos conduz a um otimismo perigoso. A de Sansão chamava-se Dalila; a de Davi, Bate-Seba. É preciso estar vigilante, atento aos rivais e aos "donos das Jéssicas" — aqueles que, frustrados, tentam interromper a diversão alheia, ignorando que todo sucesso cobra um preço alto.

Essa dualidade inevitável entre o prazer desejado e o risco iminente transforma a existência num jogo de submissão e dominação, em que se aprende a valorizar o obstáculo. O envolvimento com a "Jéssica" revela o lado masoquista de quem a ama, pois aceita o sofrimento e a perseguição como parte intrínseca do deleite — um prazer que só se completa na iminência do perigo. Já o rival, que tenta interromper essa felicidade, encarna o lado sádico da inveja, buscando controlar o tempo e o desejo alheios.

A vida, então, torna-se mais feliz para os masoquistas — aqueles que escolhem viver perigosamente. Nada mais importa, desde que a jornada seja intensa, repleta de obstáculos e contratempos, diferentes formas de prazer disfarçadas em dor. Ainda assim, para nossos propósitos mais sensatos, vale a pena resistir às intempéries e lutar pela vida edênica de outrora.

Que os proprietários das Jéssicas as eduquem para não nos ferirem tanto. E que nós, ao definirmos novas prioridades — talvez as prioridades dos sádicos — saibamos comunicá-las com clareza. Não podemos permitir que nossas emoções desequilibradas sequestren nossos objetivos, pois a mente desocupada é a oficina da Tentação.

A Jéssica é, no fundo, um anjo caído — aquele que, ao cair, arrasta os outros consigo. Minha Lilith.


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Como professor de Sociologia, vejo neste texto uma análise fascinante sobre o desejo, o controle social e a construção dos papéis de gênero e poder. O autor usa figuras mitológicas e bíblicas para falar sobre a dinâmica da sedução, da inveja e da satisfação pessoal em contraste com a norma. Para estimularmos a discussão sobre como essas relações se manifestam na sociedade, preparei 5 questões discursivas simples.


Questão 1: Contraste Cultural e Apropriação de Mitos

O autor mistura o mito bíblico do Jardim do Éden e Lilith com o "meme" digital "Já acabou, Jéssica?".

Explique como a Sociologia da Cultura enxerga essa apropriação e contraste entre o mito religioso tradicional e a cultura de internet. Qual é o efeito social de usar a "Jéssica" como um símbolo moderno do prazer irresistível e proibido, como foi Lilith?

Questão 2: Controle Social e Inveja

O texto menciona os "donos das Jéssicas" que, frustrados, tentam "interromper a diversão alheia".

Analise o papel desses "donos" sob a ótica do Controle Social. De que forma a tentativa de interromper o prazer e o sucesso de terceiros (o "rival") manifesta um esforço para manter a ordem moral ou o status quo?

Questão 3: Poder e Subversão de Gênero

O autor descreve a Jéssica como uma força "irresistível, autônoma e indomável" e a compara a Dalila e Bate-Seba, figuras femininas que detinham um poder de sedução e destruição.

Discuta como o texto subverte a noção de que essas figuras femininas (as "Jéssicas") são meramente objetos de desejo masculino. Identifique qual é o tipo de poder (social ou simbólico) que essas mulheres exercem sobre os homens e sobre as narrativas.

Questão 4: Sadismo, Masoquismo e Relações Sociais

O texto utiliza os conceitos de masoquismo (aceitar o sofrimento pelo prazer) e sadismo (controlar o desejo alheio) para descrever as relações em torno da "Jéssica".

Explique como essa dualidade de submissão e dominação (masoquismo/sadismo) pode ser transposta das relações interpessoais para as relações de classe ou de poder político, onde o risco e o sofrimento são aceitos como parte do jogo social.

Questão 5: A Mente Desocupada e a Tentação

A frase "A mente desocupada é a oficina da Tentação" sugere uma necessidade de disciplina para manter os objetivos e resistir ao desequilíbrio emocional.

Relacione essa afirmação com a ética protestante e o espírito do capitalismo (abordados por Max Weber). De que forma a disciplina e a dedicação ao trabalho (e não à "Tentação" ou ao prazer da "Jéssica") são vistas como mecanismos para alcançar uma vida "edênica" ou de sucesso na sociedade moderna?

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