"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

domingo, 4 de junho de 2023

REFLEXÕES À "SOMBRA" DO TERMINAL DO DERGO ("Mulher de vida fácil não precisa de Bolsa Família." — Saint-Clair Mello)

 


REFLEXÕES À "SOMBRA" DO TERMINAL DO DERGO ("Mulher de vida fácil não precisa de Bolsa Família." — Saint-Clair Mello)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Era uma tarde ensolarada de julho no "Terminal do Dergo". Decidi entrar em um café, observando discretamente as mulheres ao meu redor. Enquanto desfrutava da tranquilidade do local, comecei a refletir sobre as relações humanas e a igualdade de gênero. O Dia Internacional da Mulher se aproximava, despertando uma sensação peculiar em mim.

Recordando o passado, lembrei-me das mulheres que, outrora, demonstravam medo constante em seus olhares, como se temessem o assédio que as cercava. No entanto, algo havia mudado. Agora, era eu quem desviava o olhar, preocupado em evitar qualquer mal-entendido que pudesse resultar em uma acusação de assédio. A confiança entre homens e mulheres parecia ter sido abalada, apesar das tentativas de alcançar uma suposta igualdade de gênero.

Foi nesse momento de reflexão que me dei conta da difícil realidade de algumas mulheres que se encontravam presas na prostituição, impulsionadas por circunstâncias desfavoráveis. Eram vítimas de aproveitadores, perpetuando uma desigualdade persistente.

Com o movimento de "empoderamento" feminino, o assédio havia se tornado uma triste banalidade. Homens e mulheres viviam em constante desconfiança mútua, buscando uma igualdade que, aos meus olhos, ainda parecia distante.

Apesar do desencanto que permeava meus pensamentos, tomei uma decisão naquele instante: homenagear todas as mulheres que haviam passado pela minha vida, reconhecendo e valorizando a força e a coragem que carregavam. Preferia me considerar inferior a elas, pois entendia que a verdadeira igualdade não se encontrava na uniformidade.

Concluí, então, que cada mulher é única e merece ser apreciada em sua singularidade. Ao sair do café, sentia dentro de mim uma profunda gratidão por todas as mulheres que haviam deixado sua marca, cientes de que o seu valor ultrapassa qualquer rótulo ou estereótipo. Cada uma delas possui uma força inigualável, capaz de transformar o mundo ao seu redor.

Nenhum comentário: