"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sexta-feira, 23 de junho de 2023

OS DONS E AS RESPONSABILIDADES FAZEM OS HOMENS DIFERENCIADOS ("Os Homens são precisamente diferenciados conforme as realizações de suas necessidades básicas". — Marcos Costa)

 


OS DONS E AS RESPONSABILIDADES FAZEM OS HOMENS DIFERENCIADOS ("Os Homens são precisamente diferenciados conforme as realizações de suas necessidades básicas". — Marcos Costa)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Eu sempre gostei de ensinar, mas confesso que nem sempre foi fácil. Hoje mesmo, tive um episódio que me deixou bastante chateado e pensativo. Um aluno me questionou, impondo-me suas leis e dizendo que do professor deveria ser exigido o uso do uniforme, já que eles são obrigados a usá-lo (se o professor pode eu também posso...), transferindo as obrigações deles para mim. Querem copiar minhas fraquezas para se defenderem das suas, porém não veem minhas virtudes para norteá-los.

Eu fiquei surpreso com a audácia dele e tentei explicar-lhe com calma a diferença entre os papéis de aluno e professor, e a importância de respeitar a autoridade de quem tem mais experiência e conhecimento. Mas ele não quis me ouvir e continuou a desafiar-me com argumentos falaciosos e insolentes. Então lhe respondi com a seguinte parábola:

Se todo motorista habilitado não pode estacionar nas calçadas e nem furar o sinal vermelho, mas ao policial, com sua viatura, é permitido. Porque ele tem o selo da infalibilidade, pois está revestido de poder em sua missão. O aluno tem sua missão; sobretudo, o professor tem outra de maior responsabilidade e comprometimento. Ninguém é igual em seu papel. Essa ideologia "comunista" de papéis IGUALADOS é satânica. O Lúcifer ensinou para a Eva que poderia ser igual a Deus, nivelando o Criador às suas criaturas. E até hoje, ele trabalha, através de seus instrumentos, para fazer o homem crer que é portador de livre-arbítrio, construtor de seu próprio futuro. O espírito de rebeldia cega os filhos da perdição para não ver a autoridade de quem foi posto para ensinar e ser exemplo. "A autoridade nesta terra é imperfeita. Nenhum marido, pai, professor ou rei é perfeito. Eles cometem erros e muitos. Mas, isto não importa, pois a posição dele exige temor, obediência, reverência e confiança. Esta é a lei de Deus. E qualquer pessoa que questioná-la é um animal bruto precisando ser abatido" (IIPe 2:10-12; Jd 1:8-10; Rm 13:1-7).

O aluno ficou em silêncio por alguns segundos e depois saiu da sala sem dizer uma palavra. Eu não sei se ele entendeu a lição ou se ficou ainda mais revoltado. Mas eu espero que um dia ele perceba que eu só quis ajudá-lo a crescer como pessoa e como cidadão. Eu sei que minha missão é difícil e às vezes ingrata, mas eu não desisto dela. Porque eu amo o que faço e sei que estou cumprindo um propósito maior do que eu mesmo.

Nenhum comentário: