"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

quinta-feira, 8 de junho de 2023

A EDUCAÇÃO PÚBLICA É UM TIRO NO PÉ. ("As pessoas querem aprender a nadar e ter um pé no chão ao mesmo tempo." — Marcel Proust)

 


A EDUCAÇÃO PÚBLICA É UM TIRO NO PÉ. ("As pessoas querem aprender a nadar e ter um pé no chão ao mesmo tempo." — Marcel Proust)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Eu, conhecedor dos benefícios do uso das cruzadinhas em sala de aula, nesta semana fui interrompido por uma aluna do segundo ano do Novo Ensino Médio, quando ela me perguntou se eu não tinha conteúdo da Secretaria de Educação para ensiná-la. Então, envergonhado e humilhado, usei o plano "B" também reconhecendo minha fragilidade frente à coordenação da escola, no caso de uma denúncia ( o "de menor" sempre tem razão).

           A utilização das palavras cruzadas em sala de aula tem por finalidade desenvolver entre outras habilidades a de estimular a memória, o raciocínio e o pensamento.  A vantagem de se usar esse suporte pedagógico em sala de aula de modo lúdico, é que colabora para desenvolver nos estudantes a escrita e compreensão do sentido das palavras e sua ortografia. Esquematizadas como "espaços fechados de escrita", não há como preenchê-los, escrevendo incorretamente. A utilização das palavras cruzadas como ferramenta didática procura criar oportunidades onde o desafio e a curiosidade são favorecidos, facilitando o trabalho de construção do conhecimento. Funciona como um apoio didático eficaz que inventa situações vivas e variadas a partir desta prática.

           Antes da pandemia, o professor tradicional podia usar essa didática, fiz muito isso, mas agora diante de alunos arrogantes, prepotentes, militantes, ativistas, os ditos cidadãos críticos e analíticos, dos tempos modernos, já não é mais favorável; os tais não medem o peso de sua ignorância, prontos ao denuncismo. Eles estão assim; na minha aula anterior, um aluno (Joãozinho justiceiro) pediu meu "canetão" para escrever algo no quadro, então lhe permiti, e ele escreveu: "A escola permite assédio e não permite 10 minutos de atraso". Portanto, não lhe questionei nada a respeito, "bosta quanto mais se mexe, mais fede". Eles têm muita vontade de prejudicar alguém. Cheguei a pensar que essa aluna foi orientada por outros "mestres" que não tem minhas habilidades, porque ela sozinha não tinha demonstrado competências alguma; por isso não insisti naquele dia, nas outras salas; julguei que outros tivessem também contaminados ideologicamente. Desisti, nunca mais aplicarei palavras cruzadas na aula de Língua Portuguesa. Vencido pelo cansaço! — Palavras Cruzadas é só um método, o conteúdo é da matriz curricular básica. "Eu desisti. Mas não pense que foi por não ter coragem de lutar, e sim por não ter mais condições de sofrer." (Bob Marley).

Nenhum comentário: