"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

quarta-feira, 28 de junho de 2023

E SE A PANDEMIA VOLTAR? ("Conta-me o teu passado e saberei o teu futuro." — Confúcio)

 


E SE A PANDEMIA VOLTAR? ("Conta-me o teu passado e saberei o teu futuro." — Confúcio)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

E se a pandemia de Covid voltar? Como seria o desenrolar dessa história no futuro? Transporto-me para um mundo onde uma nova batalha silenciosa toma forma nos bastidores da educação, um cenário complexo que se prolonga. Famílias e escolas, outrora aliadas, se encontram em um terreno incerto. As fronteiras entre seus papéis se turvam e as tensões atingem um patamar alarmante. As câmeras invadem lares e salas de aula, espelhando a fragilidade de uma sociedade dividida.

Os mais privilegiados enfrentam o desafio de administrar espaços e aplicativos, buscando equilibrar trabalho e educação dos filhos em meio à crise econômica. Porém, os menos favorecidos sofrem ainda mais. A ligação entre família e escola se aprofunda, acentuando a desigualdade. A violência doméstica, a fome e o abandono se fazem presentes, enquanto a escola parece uma lembrança distante.

No contexto brasileiro, essa situação é agravada pela divisão da sociedade. A falta de consenso e o medo alimentam feridas em um cenário já devastado. A relação turbulenta entre famílias e escolas reflete disputas políticas e sociais, prejudicando a aprendizagem. O abismo se aprofunda, com maior absenteísmo e evasão escolar. O futuro das crianças está em jogo, enquanto a reorganização necessária enfrenta obstáculos.

Entretanto, devemos manter a esperança. Se as escolas puderem abrir novamente, talvez surja uma reconciliação, uma nova compreensão nascida da saudade compartilhada. Em meio às adversidades, lições positivas são extraídas da pandemia. É preciso lutar por propostas claras e mobilizadoras, valorizar os professores e trilhar um caminho de esperança. Ainda há um futuro a ser construído, mesmo diante dos desafios.

Nenhum comentário: