"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

domingo, 29 de janeiro de 2023

DIÁLOGO TEATRAL ("Minha vida é este monólogo teatral sem comédia e com falhas coesivo-textuais." — Alysson Augusto)

 


DIÁLOGO TEATRAL ("Minha vida é este monólogo teatral sem comédia e com falhas coesivo-textuais." — Alysson Augusto)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Para forçar o retorno às aulas presenciais, as escolas adotaram o tal hibridismo. Funcionava com os alunos escolhendo se  queriam assistir às aulas virtuais ou presenciais. Era esquisito porque  poucos iam à escola. Então, as coordenadoras juntaram os alunos de cinco terceiros anos em uma única sala, totalizando 20 alunos mascarados e higienizados. Os professores que ministraram qualquer disciplina naquela sala mista trabalharam 40 minutos, depois teriam de repetir a aula virtualmente, síncrona e assíncrona para os que não vieram.

            Há  desorganização por causa da emergência, por isso, houve também discórdia entre todos. Fez-se muita injustiça em desfavor do professor e dos alunos. Uma aula naquela sala valia por cinco, então terminava cedo, mas  os professores teriam que cumprir horário de plantão na escola, ali preso até o último sinal, uns esperando pelos outros. E o diálogo se travou assim:

PROFESSORA: — Se já dei uma aula para todas as turmas reunidas em uma sala, então uma valeu por cinco, pois minha responsabilidade do período já está cumprida segundo minha carga horária. Sou modulada nas turmas, às quais dei minha aula.

COORDENADORA: — Mas, você só contou uma vez a "piadinha". Então, terá de fazer aula on-line no tempo que lhe sobrar.

PROFESSORA: — Eu ganho é por hora-aula não hora-relógio. E já extrapolou minha carga do dia.

COORDENADORA: — Mas, você terá de cumprir horas-atividade na escola, você ganha por elas.

PROFESSORA: — Não posso ficar até meio-dia, sugiro que filmem minha aula para que os de casa possam assisti-la em tempo real, assim não preciso planejar duas naturezas de aula com o mesmo assunto, pois minha obrigação são cinco aulas por período.  

COORDENADORA: — Numa aula síncrona se usa aplicativos e recursos das mídias para tornar a aula atrativa. Precisa-se de tempo para isso, eis a razão da permanência na escola, preparando. 

           Aí, blá blá blá... O grupo do VALEU CINCO ganhou o direito de sair mais cedo, alegando o seu desgaste ser maior nas salas juntas.  

           A consciência limpa dos Severinos é uma bênção. 

Nenhum comentário: