IGNORÂNCIA FONTE DE FELICIDADE ("A ignorância é proporcional a felicidade que se sente." — Diogo Lopes)
Para uma coisa a ignorância serve: é fonte da felicidade fácil. O desconhecer leva o ignorante a uma surpresa a cada instante.
Deus fez o mal (Is 45:7), para o homem portar-se imperfeito e a imperfeição o faz feliz por ter um Deus perfeito. Também já disse Sócrates: "Existe apenas um bem, o saber; e apenas um mal, a ignorância." Por isso a felicidade também é um mal filho da ignorância. O ignorante repousa anestesiado no presente, tropeça e nem sabe onde tropeçou. Por outro lado, o sábio vive atormentado com as ameaças de todos os tempos, tentando desviar-se dos perigos. Prefiro ser atormentado em aflição das incertezas, escolhendo onde pisar, ou melhor, pisando em ovos, do que a falsa paz da escuridão total proveniente da ignorância. É bom ver o chão que pisa, contudo, posso pisar em falso no chão que conheço, embora eu saiba muito bem onde estou e aonde estou indo.
E Deus me livre de ser feliz. Não há nada errado comigo, se há alguma coisa errada é no mundo que você manipula. Ganhei no Espírito um espinho e, através da dor, a capacidade de ver o futuro como Deus vê. Então, o que vivo agora é exatamente o que eu escolheria viver. E a gratidão dá-me a satisfação que teria, sendo feliz. CiFA
Nenhum comentário:
Postar um comentário