CONSTRANGIMENTOS ESCOLARES ("Nunca conseguirás convencer um rato de que um gato traz boa sorte." — Graham Greene)
No velho normal, vivi este momento no colégio, quando se perguntava o motivo da falta do aluno; o professor era obrigado a registrar isso no diário de classe. Então o professor, sentindo-se o otário da vez, delegou a função para o representante de sala, assim a determinação solitária da cúpula funcionava bem. Até que finalmente perceberam que a resposta de todos era a mesma: "É assunto particular". E não podia ser diferente. Pois, era muito constrangedor dizer que não foi à aula porque estava doente e não tinha atestado médico, ou conduzia um atestado contendo o "cid", revelando o seu problema: a hemorroida inflamada dificultando o assentar-se, talvez! E essa prática durou muito tempo, durante a gestão interventora.
Agora, no novo normal, sou motivado a perguntar: por que não é mais importante aquele controle, quando se faz a chamada na sala virtual? Ou a maioria das decisões pedagógicas são impensadas, ou mal pensadas, ou só conveniência pura, ou é incompetência mesmo de quem gerencia a educação? Por isso, passamos constrangimentos tais, como a "operação resgate", "caça tesouro" que significa correr atrás de aluno para reprová-lo ou promovê-lo sem mérito. Isso não é mais perigoso que fazer educação que se estabeleça por si mesma? Como pode tamanho desinteresse do alunado, sendo ele o maior beneficiado, sem pagar o preço justo.
Agora estou ouvindo de muitas escolas públicas que estão sacrificando seu recesso de final de ano para dar merenda para os ex-alunos.
https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/escolas-de-sp-fazem-projetos-nas-ferias-para-dar-merenda-as-criancas-em-situacao-de-vulnerabilidade/ (acessado em 26/12/2022).
Por que não querem? Não se importam? Ou as práticas escolares não os convenceram por si só que são indispensáveis! A resposta é simples: a escola deixou de ser escola ou é nova escola, e eu não estou reconhecendo?
Então, digo que não é pegando-os no laço desesperadamente e enchendo as salas de desmotivados, vítimas da sociedade e improdutivos que salvaremos a educação, acho que assim somente salvaremos nosso emprego e mais nada. Do que o Brasil precisa mais? "Como o que prende a pedra na funda, assim é aquele que dá honra a um tolo." — Provérbios 26:8.
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