"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

PUNIÇÃO SEM JUSTIFICATIVA É VINGANÇA ("Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." — Pitágoras)

 


PUNIÇÃO SEM JUSTIFICATIVA É VINGANÇA ("Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." — Pitágoras)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Eu procuro ver que minha atividade profissional não é somente uma fonte de renda, mas que também contribui para a sociedade geral. Posso até ser um simples professor, porém estou disseminando um conjunto de coisas boas que fazem o mundo ser um pouco do que deveria ser. Sei que tenho importância, sim! E digam o que quiserem a meu respeito, não me deixarei levar por superficialidade. Todos os dias, são-me favoráveis aos estudos e aprendizagem para ensinar aos meus alunos. Então, estou aproveitando, de certa forma, embora comedidamente, dos dons e talentos que Deus me deu! Infelizmente, no atual momento de aprovação sem mérito, o professor não pune alunos com o medo de ser punido administrativamente ou levar facada deles.

Por tanto, sem a pedagogia da punição, só com o paparicado, os desavisados do sistema perdem o senso de perigo: "Animal arisco domesticado esquece o risco". Um cego não reconheceria a necessidade de um guia se não estivesse constantemente em choque com muitos obstáculos. Os indisciplinados da educação precisam dos obstáculos da punição para respeitar os mecanismos educativos da Escola.

Nesse novo normal, eu só lamento o fato deles não reconhecerem o poder de fogo do professor "armado" com muitos diplomas merecidos, estas armas reforçam a nossa palavra; e as outras, de fogo, na mão do alunado, calam os diplomas. (CiFA

Nenhum comentário: