"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sexta-feira, 28 de julho de 2023

CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio I(11) As más companhias e a sabedoria cristã.

 


CRENTE SEM FANATISMO: DE CARNE E OSSO — Ensaio I(11) As más companhias e a sabedoria cristã.

Por Claudeci Ferreira de Andrade

Os fanáticos defendem a ideia de que devemos evitar as influências negativas das más companhias, pois elas podem corromper nossos bons costumes. Embora eu concorde com essa premissa, discordo do tom alarmista do ensinamento, que me parece estimular o medo e a intolerância. Neste ensaio, pretendo argumentar que o caminho sábio é o do equilíbrio, rejeitando extremismos. Com discernimento e compaixão, podemos influenciar positivamente, em vez de nos separarmos com radicalismo. A verdadeira sabedoria virá do autoconhecimento e do cultivo da nossa integridade.

Então cito o filósofo Montaigne, que disse: “o maior bem é ser dono de si mesmo” (Ensaios, 1580). Essa frase expressa a importância de termos autonomia e responsabilidade sobre nossas escolhas. A Bíblia também nos adverte sobre o livre-arbítrio e as consequências de nossos atos. Por exemplo, em Deuteronômio 30:19, lemos: “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam” (Nova Versão Internacional). Cabe a cada um o discernimento sobre suas escolhas.

Eu não podia deixar a Bíblia fora, que adverte sobre más companhias, mas não ao ponto de fomentar a separação radical. Jesus mesmo foi criticado por comer com pecadores (Mc 2:16). Sua postura foi de diálogo, não de exclusão. Ele disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores” (Mc 2:17). Portanto, é preciso equilíbrio. Devemos ter cuidado nas amizades, mas também humildade, reconhecendo nossa própria imperfeição.

Foi o Santo Agostinho, que ensinou: “errar é humano, perdoar é divino” (Sermão 311E). Essa frase nos lembra da misericórdia de Deus, que nos perdoa quando nos arrependemos de nossos pecados. A Bíblia também nos ensina a perdoar uns aos outros, como Deus nos perdoou em Cristo (Ef 4:32). O perdão é uma forma de amor, que é o mandamento maior da lei de Deus (Mt 22:37-40). O fundamental é cultivar nossa própria integridade, sem julgarmos com radicalismo a vida alheia.

Por fim, o Sócrates, disse: “conheça-te a ti mesmo, e conhecerás o universo e os deuses” ( -470–-399 a.C.). Essa frase nos convida a buscar o autoconhecimento e a sabedoria. A Bíblia também nos incentiva a buscar a sabedoria divina, que é superior à humana. Em Provérbios 9:10, lemos: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento” (Almeida Corrigida e Revisada Fiel). Olhando para dentro, em busca de autoconhecimento e sabedoria divina, podemos trilhar nossos caminhos com serenidade e compaixão.

Em conclusão, o caminho sábio é o do equilíbrio, rejeitando extremismos. Com discernimento e compaixão, podemos influenciar positivamente, em vez de nos separarmos com radicalismo. A verdadeira sabedoria virá do autoconhecimento e do cultivo da nossa integridade. Desta forma, poderemos trilhar nossas jornadas de maneira serena e consciente.

Nenhum comentário: