"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

PRESENTEANDO GREGO ("Presente de Grego você ganha sempre de um aproveitador, Hoje você ganha e depois você paga por ele!!!" — Marcos Dantas)



CRÔNICA


PRESENTEANDO GREGO ("Presente de Grego você ganha sempre de um aproveitador, Hoje você ganha e depois você paga por ele!!!" — Marcos Dantas)

Por Claudeci Ferreira de Andrade


          Quanto aprendemos sobre a amizade de nossos alunos e seus relacionamentos interesseiros! Já dizia um colega professor de muitos anos:
          – Aluno quer boa nota !
          Uma vez, caí em uma armadilha de uma aluna, ela tentou se vingar de mim pela sua iminente reprovação, quando já estava decidida a parar de estudar, por isso não precisava mais ninguém da escola, elaborou um plano macabro no qual jogava toda culpa em mim. Através de muitas mentiras cobrou o preço de minha reputação, envolveu até o seu marido que depois veio me afrontar. Isso tudo poderia ser evitado com boas notas. 
          Inúmeras vezes, tenho recebido agressões verbais daqueles a quem devo amar e ensinar, tipo: “Lá vem esse velho caduco de novo”! “Ah, não”! “Êta, professor chato”! “Ninguém merece duas aulas seguidas desse quadrado, "Bob Esponja”! Dói-me, nem tanto as frases em si, mas o tom das expressões acompanhado com gestos bruscos de repugnância. Tenho essa relação como um lugar escuro, uma espécie de poço, com apenas uma minúscula abertura em cima, por onde entra um pouco de luz, a esperança de que tudo mude no futuro, pelo menos para mim, com a aposentadoria merecida.
          Esta é a prova do que disse anteriormente: Quando o colégio, no qual trabalho até hoje, foi incendiado por alunos do mesmo, queimando assim todos os diários de classe, então fui orientado a dar notas: o critério era apelar para sua consciência; como a consciência de cada um trabalha a seu favor, só me falavam de notas boas, as quais anotava ali. Nunca tive tantas manifestações de aceitação como naquela época. É possível que esse clima tenha contribuído para minha frouxidão atual. Mas, não podemos cometer o crime de dar notas em troca da amizade passageira de alunos transitivos.
          Porém agora, consumindo-me numa “prisão”, acusado de um crime que não cometi: por apenas ser velho; eu preciso de amigos verdadeiros. Embora a certeza de que ainda estou sendo útil à sociedade e de que mereço mais respeito e retribuição, é natural que as circunstâncias façam-me suspirar por palavras de encorajamento da parte dos que comigo partilham a esperança bendita do crescimento cultural. O pior é que eu não tenho nenhuma palavra otimista para eles. O aluno que ameaça o professor e esculacha o sistema, brigando por nota, sua reputação vale apenas a nota que conseguiu no grito. Agora acostumados a passarem de séries nem mérito para elevar as estatísticas do sistema, já não se preocupam tanto com boas notas, vão passar mesmo!
          A maioria dos alunos não é diferente do resto do mundo, essa é o tipo perfeito dos amigos de bons tempos. Até entram na sala dos professores, tomam talagadas do café comprado com a “vaquinha chorada” com que eles jamais colaboraram, depois colocam Chumbinho e Acetona no resto, para vingarem-se dos que não lhes dão notas boas (http://g1.globo.com/educacao/noticia/2011/05/violencia-dos-alunos-provoca-stress-pos-traumatico-em-professores.html)—Acessado em 28/04/2019. 
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 20/05/2009
Código do texto: T1604053

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Nenhum comentário: