"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

ESTRATAGEMAS EDUCACIONAIS ("Ganham-se melhor as guerras pelo estratagema; mas ao povo governa-se melhor pela franqueza." — Textos Taoístas)



CRÔNICA


ESTRATAGEMAS EDUCACIONAIS ("Ganham-se melhor as guerras pelo estratagema; mas ao povo governa-se melhor pela franqueza." — Textos Taoístas)

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Por Claudeci Ferreira de Andrade
         O dicionário Aurélio define a palavra estratagema como ardil empregado na guerra para burlar ou confundir o inimigo. A história está repleta de incidentes dessa natureza: o cavalo de Tróia, por exemplo. Visto que o conflito entre o letramento e o analfabetismo é uma colisão de importante significado para a história, é interessante notar as técnicas e projetos de combate dos educadores renomados: Acelera Goiás, EJA, Alfalite, Vaga-lume, Mais-educação, pró-isso/pró-aquilo, Supletivos e atalhos mil. Eles levam os educandos a sempre buscarem o grau de escolarização maior, porém não é o Maomé que vai à montanha, mas a montanha é que vai ao Maomé! A maioria dos alunos sempre procura os atalhos, o lado mais suave, comprometendo a qualidade.  
        Quando Gideão teve de enfrentar 135.000 midianitas armados, Deus ordenou-lhe que convocasse um exército, mas o limitou a apenas em trezentos homens. “Loucura” – diria qualquer especialista em guerra. Quando os filisteus ameaçaram aniquilar os israelitas, Deus os desbaratou com um jovem recém-saído de um aprisco e que possuía apenas um cajado, uma funda e cinco pedras. — “Acha que sou algum cão?” – vociferou o gigante Golias. Esses eram, porém, estratagemas de Deus, usando-os para confundir e derrotar os inimigos.
         O prezado professor, desprovido de dotes artísticos e de beleza física, apenas estudou. Tem a impressão de que é uma das mais débeis criaturas de Deus? Coragem, amigo! Pois Deus pode usar-lhe mesmo assim. Será unicamente quando alimentar a sede pela conservação dos marcos antigos, e usar as armas que maneja bem e se humilhar diante de Deus, esses estratagemas o fará um profissional célebre. Quer seja no  "quinto do inferno" será vitorioso:  O novo só tem sentido se for um melhoramento do velho. Já que "não há nada novo debaixo do sol", pois "Nada se perde, tudo se transforma". Nunca deixarão de precisar de você. Apenas mantenha-se com seus estratagemas radicalizados nos bons tempos idos, quando o sistema educacional tinha respeito.
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 08/05/2009
Código do texto: T1583436

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários



Nenhum comentário: