"Todas as coisas complexas estão condenadas à decadência." (Buda)

"Evoluir não é melhorar. A lagarta jura que a borboleta é a sua decadência." (Fabrício Carpinejar)

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

ESTRATAGEMAS EDUCACIONAIS (Coragem, professor, pois Deus pode usar-lhe. )



CRÔNICA


ESTRATAGEMAS EDUCACIONAIS (Coragem, professor, pois Deus pode usar-lhe. )

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Por Claudeci Ferreira de Andrade
         O dicionário Aurélio define estratagema como ardil empregado na guerra para burlar ou confundir o inimigo. A história está repleta de incidentes dessa natureza: o cavalo de Tróia, por exemplo. Visto que o conflito entre o letramento e o analfabetismo é uma colisão de importante significado para a história, é interessante notar as técnicas de combate dos educadores renomados, Eles levam os homens a sempre buscarem o grau de escolarização maior, enquanto os cientistas da "burrice" procuram a posição mais elevada por outros caminhos não o das letras, exemplo: a política, o esporte, a beleza.
        Quando Gideão teve de enfrentar 135.000 midianitas armados, Deus ordenou-lhe que convocasse um exército, mas limitou-o a apenas trezentos homens. “Loucura”– diria qualquer especialista em guerra. Quando os filisteus ameaçaram aniquilar os israelitas, Deus os desbaratou com um jovem recém-saído de um aprisco e que possuía apenas um cajado, uma funda e cinco pedras. —“Acha que sou algum cão?” – vociferou o gigante Golias. Esses eram, porém, estratagemas de Deus, e Ele usou-os para confundir e derrotar os inimigos.
         O prezado professor, desprovido de dotes artísticos e de beleza, apenas estudou, tem a impressão de que é uma das mais débeis criaturas de Deus? Coragem, então, pois Deus pode usar-lhe mesmo assim. Será unicamente quando deixar de lado a sede pelo novo, e usar as armas que maneja bem e se humilhar diante de Deus, esse estratagema o fará um profissional célebre. Quer seja no  "quinto do inferno": Acelera Goiás, EAJA, Alfalite, Vaga-lume, Mais-educação, pró-isso/pró-aquilo, Supletivos e atalhos mil. Nunca deixarão de precisar de você. Mantenha-se com seus estratagemas "antilambança".
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 08/05/2009
Código do texto: T1583436

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários



Postar um comentário