"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

"Isso Dá Nada Não" ("Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio. Que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca." Oswaldo Montenegro)




CRÔNICA

"Isso Dá Nada Não" ("Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio. Que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca."  Oswaldo Montenegro)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

          Marie é uma daquelas alunas extrovertidas que não tira o aparelho celular da mão mesmo na hora da aula. Ameacei a conduzi-la à coordenação se não parasse de distribuir vídeos indecentes entre os colegas, usuários desses aparelhos modernos com Bluetooth. E ela me falou:
          — Isso dá nada não, fessor!
          Acontecimentos dessa natureza dentro da sala de aula, que em geral nem aparecem hoje na primeira página dos jornais, é comum. Algumas décadas atrás, resultavam em suspensão imediata para o aluno infrator! Professores, coordenadores, diretor e outras autoridades dentro da escola movimentavam suas forças quando a moral era molestada ou os seus princípios desacreditados.  Certos atos insultuosos eram praticados sempre com risco de grande castigo. Mas, isto foi outrora. Hoje é assim: dá nada!
          Em tempos recentes, tem havido violação da integridade física de professores: estes têm sido surrados, maltratados com palavras grossas e de baixo calão. Funcionários gerais da escola têm sido acusados falsamente por coisas absurdas que nunca fizeram, desaparecem objetos de valor da sala dos professores, os mesmos são acusados de assédio sexual quando se esforçaram, apenas, para ser generosos em um elogio a certas alunas, porém os vídeos pornôs nas telinhas dos celulares que correm de mão em mão não significam nada e nem sempre isto tem resultado negativo, pelo menos, resultasse em suspensão, ou em outra medida disciplinar qualquer, mas o que acontece é não resultar em nada mesmo. Suspeita-se até que certas medidas de castigo acontecem na base de um acordo de cavalheiros entre as partes: ofensor e ofendido para espantar a mídia.
          "Um aluno de 16 anos, revoltado por não ter tido liberdade de atender o celular em sala de aula, agrediu a professora com chutes e socos. O fato ocorreu na noite de terça-feira, na Escola Estadual Maria Ilydia Resende de Andrade, no bairro Furtado de Menezes, em Juiz de Fora, Zona da Mata. Caroline (Professora) foi encaminhada a um hospital da cidade, onde foi medicada e liberada. O estudante passou a noite na delegacia, acompanhado da mãe, e pela manhã foi apresentado à Vara da Infância e Juventude, sendo liberado em seguida." (
https://www.otempo.com.br/super-noticia-old/agredida-em-sala-de-aula-1.66221) acessado em 11/05/2019.
          Alguém poderá me dizer: – é que “a sociedade está mais amadurecida”. Dirão outros: – Estas respostas podem ter sua carga de realismo sobre o problema, mas a maioria dos estudantes da rede pública que examinam mesmo o conteúdo do Estatuto da Criança e do Adolescente tem por evidente que há uma modernização mantendo em xeque as forças do castigo educativo.  Podemos chamar isso de paz na escola?
É mais certo dizer que estamos no limiar da catástrofe na educação. Cumprem-se as predições de todas as vozes educadoras de épocas passadas.  Uma história estranha e momentosa está sendo registrada nas páginas da educação atual.  — acontecimentos que, declararam-se, precederiam em pouco, o fim do mundo. Agora, neste momento, tudo no mundo se encontra em estado incerto. Já dia Chico Xavier com sua data limita. Os adolescentes estão fanfarrões e fazem pouco caso da decência de da ordem. Então anseio muito que as predições estejam certas, e a você digo até o fim!
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 23/05/2009
Código do texto: T1609813


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários



Nenhum comentário: