"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

PEDAGOGA SOLIDÁRIA ("O solidário é a sombra de Deus." — Álvaro Santestevan)




CRÔNICA

PEDAGOGIA SOLIDÁRIA ("O solidário é a sombra de Deus." — Álvaro Santestevan)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

          Li o pensamento de Rita Nobre: "Quem não é solidário, é sempre um solitário". Esta era minha situação! Estive doente com dengue tipo clássico. Passei por médicos vez após vez, inclinando-me numa agonia que minha língua não podia descrever no momento. Sofrendo os sintomas da doença e também da solidão! Sobretudo, vi muitos doentes em situações similares à minha nos POSTOS DE SAÚDE por onde passei: no do Novo Mundo, das Amendoeiras e da Chácara do Governador, lugares onde tive tomando soro de reidratação, pois estava ardendo em febre e em depressão. Pensei na justiça divina, e o braço forte de uma professora amiga surgiu para me ajudar, revelou-se forte para me assistir. Era apenas uma professora pedagoga sem obrigações profissionais a meu respeito, apenas colega. Todavia quero homenageá-la, porque foi a ideal para mim, também naquela ocasião.
           É possível que a escola se reservasse em festa especial para homenagear os pedagogos. Assim, como faz no dia do professor, no dia da merendeira, no dia do gestor, no dia do estudante; mas ainda não o fez, e não é difícil distinguir a importância do papel funcional de um pedagogo entre as atividades docentes. Alguns são apenas "profissionais", quando exercem a função de coordenador, estes souberam me cobrar serviço até aqui, porém  de nenhum deles brotou uma palavra amiga em minha enfermidade. Talvez uma homenagem assim será atribuída a muitos que não merecem. Virão muitos sem as vestes apropriadas – o manto adquirido por ser solidário.
           Aqueles a quem me dirijo podem se emudecer. Sabem que minhas palavras são oportunas. A verdade é que tocar o sino para a troca de professores, inspecionar diário de classe, sugerir que façamos projetinhos de leitura e de teatro e defender alunos “bonzinhos” das garras de professores “cruéis” é muito pouco! Quem sabe visitar também os doentes da comunidade interna. Mas muitos não têm a apólice que lhes asseguraria a dignidade para um dia exclusivo de homenagens. Cheios de autossuficiência, eles esperam estar bem com sua consciência. Mas, no futuro, os espelhos de detecção revelar-lhes-ão o bem que deixaram de fazer à educação, não realizando, também, um trabalho humanitário e cristão.
           Hoje, ouço dos trementes lábios dos seletos pedagogos aposentados da educação as dolorosas palavras:
           —“Nós ensinamos, demos nossa vida pela a educação e ninguém se lembrou do nosso dia de homenagem!” (20 de maio).
           O que lhes faltou não foi profissionalismo, mas sim o dom da solidariedade. Que me perdoem os outros dignos, mas destaco a professora Lourdinha que me ensinou a solidariedade fazendo-me provar de sua bondade. Agora meu lema é: "como poderia eu deixar de amar quem me ama tanto!"   

Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 24/04/2009
Código do texto: T1558155

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Comentários


2 comentários:

Unknown disse...

Foi com profundo pesar que recebemos a notícia da morte do querido (nome). É difícil expressar nossos sentimentos, pois se tratava de uma pessoa muito querida e amada.

As recordações que ele nos deixou permanecerão para sempre em nossos corações.

Um grande abraço

Unknown disse...

QUE BOM,PÔDE EXPRESSAR SUA GRATIDAO,SEU CARINHO ENQUANTO ELA VVIA,SEI QUE ELA DEVE TER SENTIDO ESSE AFETO.O TAMANHO DO SUA DOR SERÁ DO TAMANHO DO SEU CARINHO,MAS DEUS DARÁ FORÇAS PARA SUPERAR E O TEMPO TAMBEM.