"Tardar não é falhar. É apenas o ato de ponderar." (Milena Jane Maluf)

"A maneira mais correta de resolver um problema é transferir para outra pessoa." (Vitor Curioso)

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

TIRADORES DE COURO (Tira-se o couro de quem já está “esfolado”?)


CRÔNICA

TIRADORES DE COURO (Tira-se o couro de quem já está “esfolado”?)

Por Claudeci Ferreira de Andrade


         Num curso de capacitação para professores da educação de adolescentes, jovens e adultos do município de Senador Canedo, a certa altura na manhã daquele sábado, foi projetado no telão da palestrante um quadro estatístico que nos falava da ocupação de nossos alunos da EAJA, e diante de uma grande e provada incidência, constatou-se que eles trabalham como “tiradores de couro” (Frigorífico Independência, e Curtume Centro Oeste).

         É!!! A refinada habilidade de tirar couro de uma grande parte de nossos alunos da EAJA, seria um norteador de metodologias eficazes e indicador de qualidade? Na mão do professor talvez haja somente um giz; na mão do aluno, uma caneta esferográfica, mas qualquer desses objetos pode tornar-se um poderoso instrumento para “tirar couro”!
         Na história bíblica, Moises lançou uma vara diante de Faraó, e ela transformou-se numa serpente que engoliu outras varas. Feriu com ela as águas do rio Nilo, e elas se tornaram em sangue; estendeu-a sobre os cursos de água do Egito, e eles produziram rãs; introduziu-a no pó da terra, e cada grão de areia tornou-se um piolho; estendeu-a para o céu, e houve chuva de pedras e fogo; estendeu-a sobre o Mar Vermelho, e abriu-se uma passagem pelo meio do mar. Ergueu-a sobre os amalequitas, e essa tribo guerreira foi derrotada; bateu com ela numa rocha, e houve um jorro contínuo de água vivificante. Uma queixada na mão de Sansão provocou a ruína dos filisteus; um seixo na funda de Davi desbaratou um exército; um pouco de argila e saliva curaram um cego; o lanche de um menino serviu para alimentar cerca de dez mil pessoas. Talvez, alguém diga: “Jesus tinha poder para realizar milagres, nós não temos esse poder”. Mas, Sansão e Moises não realizaram milagres? O ato de Davi matar o Golias não constituiu um milagre? Deus usou seres humanos, os quais, por sua vez, usaram pequenas coisas para realizar grandes propósitos!
         Chegamos assim a nossa própria condição. A cada um de nós também são proporcionadas pequenas coisas como um giz ou uma caneta, e podemos fazer um bom uso, empregando-las para os propósitos da educação de nossos adolescentes, jovens e adultos trabalhadores. Estou lamentando porque não frequentei uma faculdade para “tiradores de couro”, os personagens bíblicos citados também não! Se tenho que ajudar “tiradores de couro” literalmente, meus colegas terão que fazer o mesmo! Se não sei como começar a trabalhar para a EAJA! Meus colegas enfrentam o mesmo problema! Então vamos começar a aula de hoje conjugando o verbo, no presente do indicativo: eu esfolo, tu esfolas, ele esfola, nós esfolamos, vós esfolais, eles esfolam. Opa! Tira-se o couro de quem já está “esfolado”?
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 27/04/2009
Código do texto: T1563168

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários


Postar um comentário