"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

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MINHAS PÉROLAS

⁠O DESESPERO LEVA A LOUCURA ("Nunca foi sensata a decisão de causar desespero nos homens, pois quem não espera o bem não teme o mal." — Maquiavel)
           A pandemia da doença psicossomática chega ao extremo. Como louco, um professor de jaleco branco, com máscara de proteção respiratória, utilizando um megafone no doze, sai gritando nas ruas, subestimando os alunos, pais e os aplicativos da internet. Já se sabe que propaganda volante perturba mais que ajuda vender algum produto; por isso, nas grandes cidades não se vê mais isso. É um louco para mostrar serviço! Dizia ele: — "Tragam suas atividades, enviem as fotos para seus professores. Estamos fechando o bimestre. Feche com um dez este bimestre! Alunos ... tragam hoje às 14h. Compareçam, não percam esse ano. Estamos apenas no primeiro bimestre, dá tempo para começar agora. Atenção, pais e responsáveis orientem os seus filhos".
A escola está sempre em demanda com a sociedade, sobre reconhecimento: moral e financeiro; e nesses pontos sociorreligiosos, que ensinam a transgressão dos bons costumes sociais, crendo na misericórdia da corrupção, matando o profissionalismo e o bom-senso não esperem o respeito se não se dão esse respeito! Mas acho que aprenderam com os alunos sobre o ganhar no grito. Será que vai dar certo?! Para mim é tudo novo, ou melhor, não existe nada novo debaixo do sol como já disse o Salomão da bíblia! 

Claudeci Ferreira de Andrade

sábado, 6 de agosto de 2022

EDUQUE-SE SE PUDER ("Tudo quanto aumenta a liberdade, aumenta a responsabilidade." — Victor Hugo)

 


EDUQUE-SE SE PUDER ("Tudo quanto aumenta a liberdade, aumenta a responsabilidade." — Victor Hugo)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

O pior ARGUMENTO de uma coordenadora pedagógica a fim de passar o aluno sem mérito: — "você quer tê-lo novamente como seu aluno, no próximo ano?" O aluno, por último, será promovido mesmo que fique reprovado em tese em duas matérias, ele nem se preocupará, pois um "trabalhinho" resolverá sua dependência curricular. E é lógico que o professor não quer, de jeito nenhum, trabalho extra forçado! Ora, se os alunos sabem que serão aprovados automaticamente, ou melhor, no "grito", vão se importar com mais uma tarefa no quadro, valendo pontinhos?

           No terceiro bimestre em diante, a pressão psicológica aumenta em cima do professor, revisando as notas, enquanto deveria ser em cima do aluno que não alcançou o conhecimento mínimo esperando. Mas, a escola e o ensinar perdeu seu rumo, move-se pelas estatísticas contratadas pelos superiores para se estabelecerem.

            Observei também que no quarto bimestre, mais precisamente, aumentam as denúncias de pais e alunos sobre os professores com as acusações mais banais, que mexem até na família do professor. É uma competição desleal. Todos querem a aprovação deles, bem como os chefes querendo estatísticas bonitas. O professor quer só fazer seu trabalho fielmente, mas... É  um assédio moral aqui, outra imoralidade ali, uma falta de ética acolá e assim vamos com "ordem e progresso", enchendo o Brasil de analfabeto funcional, e os pedagogos atraindo o caos à educação em nome do emprego. (Cifa

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