"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

domingo, 21 de agosto de 2022

O QUE SE ENSINA, APRENDE-SE! ("Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender". — Paulo Freire Pedagogia da Autonomia.)

 


O QUE SE ENSINA, APRENDE-SE! ("Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender". — Paulo Freire Pedagogia da Autonomia.)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

No velho normal, ser professor era vocação, agora é causa de qualquer um, basta só ter passado no Enem para qualquer curso, pode dar aula. " Se o professor não consegue outra atividade rentável, que garanta a sua sobrevivência e a de sua família, ele dificilmente deixará definitivamente o trabalho, por mais insatisfeito que possa estar." ( FLAVINÊS REBOLO LAPO ). É assim, agrega o formado em Direito e não passou na OAB; medicina e não pode ver sangue; engenharia civil, e é reprovado pelo mestre de obra, etc. Então, a "lambança" da escola ensinou os alunos que para eles se comportarem na sala de aula e/ou Fazerem AS ATIVIDADES PROPOSTAS é um favor prestado ao professor: Certo dia uma aluna me abordou pedindo 10 reais, que se eu lhe desse, ela ia assistir à minha aula quietinha. Certamente ela deduziu que eu sofria muito por vê-los bagunçando minha aula. Ou o sistema fê-lo pensar assim, dando-lhe muitos presentes sem precisar merecê-los (E chego a pensar que é isso mesmo, quando os vejo vingarem-se dos desafetos dos representantes do sistema, atrapalham a aula dos outros e depredam o bem público) Em outra ocasião: — "se o senhor pagar o lanche para mim, eu vou assistir à sua aula quietinho". Isso me abriu os olhos para entender que de tanto lhes pedir a atenção e que fiquem comportados, foi que desenvolveram essa competência. Quem precisa de uma boa aula? Certamente, que pague por ela, é o professor para garantir seu emprego: "o ganha pão", ou o aluno? Será que PAULO FREIRE já ressuscitou, e eu não o vi? CiFA

Nenhum comentário: