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MINHAS PÉROLAS

sábado, 20 de agosto de 2022

O PRAZER DA DISPERSÃO IRRESPONSÁVEL ("Se escolheres o prazer, conscientiza-te que atrás dele há alguém que só te trará atribulações e arrependimento. — Leonardo da Vinci)

 


O PRAZER DA DISPERSÃO IRRESPONSÁVEL ("Se escolheres o prazer, conscientiza-te que atrás dele há alguém que só te trará atribulações e arrependimento. — Leonardo da Vinci)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

O aluno treinado em "live" talvez nunca perca o vício, afinal, foi imerso no prazer da dispersão, de estudar deitado e mastigando algo. A prática de "selecionar, copiar e colar" se tornou um hábito corriqueiro. O sedentarismo e o sobrepeso também contribuem, mantendo o estudante o tempo todo no conforto de sua casa. E nesse ambiente, há sempre uma aba para ser fechada, uma nova distração para ser alimentada.

Atrás da "telinha", o aluno tem poder para assumir a imagem que quiser, seja inventando uma nova versão de si ou expressando a própria identidade. Ele pode vestir as máscaras que julgar mais convenientes e sustentar a narrativa que lhe for mais agradável. Uma máscara pode substituir a outra, ou simplesmente servir para confundir. E tudo isso é premiado pela aprovação automática.

Mas não precisamos aceitar essa nova realidade como uma sentença definitiva. Se existe o vício, também pode haver reeducação. O primeiro passo seria resgatar a disciplina que o espaço físico da escola impunha: horários bem definidos, câmeras abertas e interações que aproximem, em vez de distrair. A tecnologia, quando bem conduzida, pode deixar de ser uma fuga e voltar a ser uma ponte.

É necessário criar estratégias híbridas que valorizem o encontro humano e, ao mesmo tempo, aproveitem o alcance da tela, sem permitir que ela se transforme em uma máscara. Só assim o aluno aprenderá a habitar o ambiente digital sem se perder nele.

É pouco provável o retorno do "velho normal". A deliciosa e ilusória sensação de dever cumprido, sem resultados substanciais, ainda perdurará por muito tempo.


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Como um professor de Sociologia, preparei 5 questões discursivas simples para que você possa aprofundar a discussão sobre o texto e as ideias que ele apresenta.


1 - O texto menciona que o aluno "atrás da 'telinha', tem poder para assumir a imagem que quiser". Discorra sobre como a tecnologia pode influenciar a construção da identidade e as interações sociais, tanto no ambiente virtual quanto no físico.

2 - A partir da crônica, discuta o papel da escola como instituição social na imposição de disciplina e na mediação das relações humanas. De que forma a modalidade de ensino à distância desafia ou modifica essa função tradicional?

3 - O autor fala sobre a "aprovação automática" e a "sensação de dever cumprido, sem resultados substanciais". Analise essa crítica sob a perspectiva da Sociologia do Trabalho e do mérito. Quais seriam as consequências sociais de uma formação que não valoriza o esforço e a profundidade?

4 - O texto sugere que as "estratégias híbridas" podem ser a solução. Comente, com base em seus conhecimentos, como a sociedade pode equilibrar o uso da tecnologia (vista como "ponte") e a necessidade de interações humanas diretas para o desenvolvimento educacional e social.

5 - Reflita sobre a expressão "vício da 'telinha'". Do ponto de vista sociológico, como a dispersão e a busca por conforto no ambiente digital podem ser entendidas como respostas às pressões e demandas da sociedade contemporânea?

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