"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

domingo, 21 de agosto de 2022

HIBRIDISMO PANDÊMICO NA ESCOLA ("Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas cascatas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim." — Sl 42:7)

 


HIBRIDISMO PANDÊMICO NA ESCOLA ("Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas cascatas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim." — Sl 42:7)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

A única vantagem dos cursos a distância sobre os presenciais, a meu ver, é a possibilidade de administrar o tempo — para o aluno e para o professor. O distanciamento, por sua vez, desestimula a indisciplina dos descompromissados, permitindo que o aluno assista a aulas gravadas e editadas, sem improvisações, no seu tempo disponível. As atividades podem ser feitas quando houver dados da operadora de internet.

“Um abismo chama outro abismo ao ruído das tuas cascatas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim.” — Sl 42:7.

A busca por funcionalidade é comprometida quando as escolas, em sua "sede de controlar", impõem uma rotina inflexível, especialmente durante a pandemia. Quem suporta produtivamente três horas seguidas em aulas síncronas na frente de um computador? Já presenciei uma live de uma hora com alunos do ensino fundamental, e o resultado foi um duplo distanciamento: físico e intelectual.

O hibridismo poderia ser mais do que um remendo provisório, mas uma chance de repensar a lógica escolar. Por um lado, oferece autonomia ao aluno para organizar seu tempo, acessar conteúdos em diferentes ritmos e rever o que não entendeu. Por outro, enfrenta o desafio da superficialidade, da dispersão e da exclusão digital, que acentua as desigualdades.

A crítica à sede de controle é evidente quando escolas insistem em vigiar câmeras e microfones ligados, além de exigir relatórios minuciosos de frequência. Essa atitude revela que ainda confundem disciplina com aprendizado. Esse impulso controlador, em vez de aproximar, ergue barreiras invisíveis que sufocam a liberdade do professor e a criatividade do estudante.

Aulas ao vivo na internet expõem o professor, sujeitando-o aos erros de desempenho e às improvisações que, agora, ficam gravados para o escárnio. As aulas de qualidade, ministradas por bons professores, são gravadas em estúdio e editadas. Pagar um profissional para trabalhar de casa, no entanto, ainda é visto como uma aberração. Afinal, “O escravo não apanha de seu senhor a distância!”


-//-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/-/


Tendo em vista o texto que acabamos de ler, que levanta discussões importantes sobre o modelo de educação atual, preparei algumas questões para nos ajudar a aprofundar a nossa análise, aplicando conceitos sociológicos. Lembrem-se de que a ideia é expressar a opinião de vocês de forma clara, utilizando as ideias do texto como base.

1 - O autor do texto critica a "sede de controlar" das escolas. De que forma essa crítica se relaciona com o conceito de disciplina e poder estudado em Sociologia, especialmente se pensarmos nas ideias de pensadores como Michel Foucault?

2 - O texto menciona que a EAD pode acentuar a exclusão digital. Explique como essa exclusão pode aprofundar as desigualdades sociais e como isso afeta a vida dos estudantes.

3 - A frase "O escravo não apanha de seu senhor a distância!" é a última do texto. O que essa metáfora sugere sobre a relação de trabalho entre o professor e a escola no contexto da educação a distância?

4 - O texto aborda o hibridismo como uma possível solução para os problemas da EAD. A partir da sua leitura, quais são os aspectos positivos e negativos desse modelo de ensino, considerando as vantagens e desafios apontados?

5 - Refletindo sobre a sua própria experiência, concorde ou discorde da afirmação do autor de que "aulas ao vivo na internet expõem o professor, sujeitando-o aos erros de desempenho e às improvisações". Justifique sua resposta, utilizando exemplos do texto e da sua realidade.

Comentários

Nenhum comentário: