"Se você tem uma missão Deus escreve na vocação"— Luiz Gasparetto

" A hipocrisia é a arma dos mercenários." — Alessandro de Oliveira Feitosa

Pesquisar neste blog ou na Web

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

MAL SE VIVE, PRETENDE SER FELIZ ("O riso é o bálsamo que amacia as ironias inevitáveis da vida". — Maria Almeida)


PENSAMENTO

MAL SE VIVE, PRETENDE SER FELIZ ("O riso é o bálsamo que amacia as ironias inevitáveis da vida". — Maria Almeida)

Por Claudeci Ferreira de Andrade


          Por que essa luta desesperada para viver bem, se ninguém pede para nascer Nem escolhe seus próprios pais? Viver bem é isso? Muito mais é ser feliz, pois o pobre cheio de desejos insatisfeitos, diz sê-lo! Quem é o maior beneficiado com o meu esforçado viver em busca do prazer? Que ele cuide bem de mim.
             Se ninguém está interessado em minha existência, por que dificultam meu trilhar por caminhos que já aprendi andar aos trancos e barrancos? Quero simplesmente continuar na jornada! Apesar da tortura de saber que todo dia é um dia a menos; ansiedade que produziu em mim estresse suficiente para embotar meu alhar, engiar minha pele, tremer meus nervos e cambalear minas pernas. Quero gozar o que mais? Sobretudo, encolheram meus pés, visto que agora meus sapatos têm números menores, porém não é só isso que causa meu desequilíbrio é o desnível da estrada, também. Se como coisas gostosas, estragam os meus dentes e perfura o meu estômago com úlceras.  Eu queria ser como Albert Einstein: "Mesmo desacreditado e ignorado por todos, não posso desistir, pois para mim, vencer é nunca desistir." O desistir para mim quisera fosse possível, todavia nem sei como fazê-lo. Se eu deixar de viver, fizeram-no por mim, o que o tempo já faz toda vida. Queria força e me opor a ele para trincar a corrosão como a borboleta frágil rasga o duro casulo, mas não, nem sei se tem outra vida me esperando.
           Como posso gostar de mim mesmo, se só minha apreciação não é suficiente? Preciso da sua, nua e crua! Quem me vende um pouco de alegria para eu me agarrar nela com unhas e dentes? Mas, ô! O dinheiro, também, não tenho! Quem quer trocá-lo por um pedaço de pele parda e enrugada, quem quer trocar por uma córnea protetora de catarata, quem quer trocar por um rim com pedras, um coração com chagas, enfim, está difícil trabalhar com prazer! Assim, já não sei mais se quero ser feliz! Até porque, descobri que preciso mentir para mim mesmo, demonstrando estar contente, mas não consigo! Ah! Sorrir, eu rio. Cantar! Eu canto. Mas, o que é que você tem de melhor que lhe faz, de fato, tão feliz? Deus! Eu creio, só não creio como o incrédulo crer, deixo o tempo me consumir pela via natural, não há o que fazer: Modo de ser feliz sem razão, acreditando que tanto o querer como o realizar vem do Criador! Já disse Carlos Drummond de Andrade: "Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade". Ou talvez seja como disse George Bernard Shaw: "Uma vida inteira de felicidade! Nenhum homem vivo conseguiria suportá-la. Seria o inferno." 
          Finalmente compreendi que a morte é essencial para a vida!

Código do texto: T1648086

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Comentários


Nenhum comentário: