"Se o doido persistisse na sua loucura tornar-se-ia sensato." (William Blake)

"O louco, o amoroso e o poeta estão recheados de imaginação." (William Shakespeare)

Pesquisar neste blog ou na Web

MINHAS PÉROLAS

terça-feira, 13 de outubro de 2009

QUEM É DIGNO DE REVERÊNCIA? (Quem escreve é inteligente, quem ler é sábio.)






Crônica Filosófica


QUEM É DIGNO DE REVERÊNCIA? (Quem escreve é inteligente, quem ler é sábio.)

Por Claudeci Ferreira de Andrade

          Coisa abominável para para Deus, e a terra não pode suportar: "... a escrava que toma o lugar de sua senhora." (Pv. 30:23) Na hierarquia da vida, quando o menor manda no maior, marcando assim a inversão de valores, isso é abominável! O menor não compreende o maior! Então, no sistema educacional, não é difícil achar o menos academicizado mandando no de maior formação, diplomado, é o caso dos desviados de função. E a opressão sempre foi uma forma de manter o cabresto nos desafortunados politicamente. "As deficiências do sistema acaba punindo o professor" (Dr.João Batista Oliveira Araújo). E o Tiririca foi eleito representante do povo no congresso nacional, apesar dos professores!!!!
           Aconteceu comigo, fui ao dentista em um dia normal de aulas, então um colega que estava de aula vaga para planejar, foi obrigado pelas circunstâncias a me substituir. Mas, no dia seguinte eu apareci com um atestado legal, porém fui também obrigado a pagar as aulas do colega que ficou em meu lugar no dia anterior. E olha que tem um número máximo de atestado permitido por mês. Como seriam minhas aulas naquele dia, se o dente doía muito?
             Parece-lhe que essa experiência não tem nada a ver com a introdução dessa crônica, mas os abusos, bullying e o assédio moral é sempre uma evidência do zelo pelo o cargo imerecido. Ou melhor, a quantidade sempre foi a sede dos mal formados, tentando se estabelecer por força do cargo e não pelos merecimentos da sabedoria e da justiça. Como se vem arrastando a política brasileira, assim também, a seriedade do sistema educacional: agora são 209 dias letivos; seis aulas em cada período; salas superlotadas parecendo cupinzeiros, e a aula do vespertino termina as 17h15, quase escurecendo. Eu não sei que empresa é essa que um atestado médico de uma hora de dentista não abona a falta do trabalhador, naquele período; sendo que o trabalhar doente não tem qualidade. E nem se pode parar para amolar as ferramentas? Mas, ainda se fala de qualidade, de planejamento e de sequência didática! Então ratifico, que esse comportamento tem tudo a ver com a insegurança dos que lideram sem o devido conhecimento das leis a favor dos outros. Portanto, ensinamos coisas institucionais a alunos que nos assistem, em desespero no teatro da vida. Os de cima renovam as leis adequando-as à conveniência e não veem os de baixo sem o amparo das leis ainda parciais. 
          Quer reverência da maioria e o respeito? Leia mais, pois um homem lendo vale por muitos para outros que também leem. Quem escreve é inteligente, quem ler é sábio. Assim procedem os conhecedores do bem e do mal: Fazem as perguntas adequadas. 
Claudeko
Publicado no Recanto das Letras em 01/05/2009
Código do texto: T1569425


Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Autoria de Claudeci Ferreira de Andrade,http://claudeko-claudeko.blogspot.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários



Postar um comentário